Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Batalha superada com sucesso

Por Sporting CP
10 Mar, 2024

Viktor Gyökeres, Geny Catamo e Morten Hjulmand fizeram os golos Leoninos

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, neste domingo, o FC Arouca por 0-3 em jogo da 25.ª jornada da Liga Portugal, continuando assim na liderança isolada da prova - tendo ainda menos um jogo por disputar.

Pedro Gonçalves regressou às opções de Rúben Amorim no jogo 200 do técnico Leonino e entrou logo para o onze inicial, composto por Franco Israel, Eduardo Quaresma, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Matheus Reis, Francisco Trincão e Viktor Gyökeres.

Rúben Amorim tinha antecipado um jogo difícil e foi isso mesmo que aconteceu num relvado em más condições – devido à chuva – e frente a um FC Arouca seguro e que até foi o primeiro a ameaçar a baliza, mas acabou por ser o Sporting CP a marcar primeiro.

Viktor Gyökeres já tinha ameaçado de cabeça, com a bola a sair ao lado da baliza do FC Arouca, mas aos 19 minutos não desperdiçou nova oportunidade: Francisco Trincão arrancou pela direita e entregou para Matheus Reis que, desde a esquerda, cruzou rasteiro para o internacional sueco finalizar, entre os defesas da casa.

33.º golo de Viktor Gyökeres esta época, o 19.º na Liga, a colocar o Sporting CP na frente.

Ainda assim, a equipa da casa não reagiu mal ao golo sofrido e até melhorou, criando maiores dificuldades ao Sporting CP e chegando também à área para ameaçar o 1-1, mas, antes da meia-hora de jogo, esteve mais perto de acontecer o 0-2.

Contra-ataque rápido da turma verde e branca com Pedro Gonçalves a entregar para Viktor Gyökeres que, após entrar na área pela esquerda, rematou cruzado, mas Arruabarrena saiu dos postes e defendeu com o peito, negando o segundo golo ao Sporting CP e ao internacional sueco.

Sem sofrer o 0-2, o FC Arouca foi continuando à procura do empate e, num espaço de cinco minutos, esteve perto de o conseguir, mas na primeira ocasião Rafa Mujica não conseguiu desviar à frente da baliza e na segunda Franco Israel fez uma enorme defesa e negou o empate a Morlaye Sylla.

Em cima do minuto 45, Morlaye Sylla voltou a tentar o golo, mas desta vez o remate saiu ao lado e assim o Sporting CP foi para o intervalo a vencer – de forma justa – pela margem mínima e com Rúben Amorim a mexer logo, fazendo sair Eduardo Quaresma e entrar Gonçalo Inácio.

A equipa Leonina surgiu assim renovada na segunda metade e o Sporting CP acabou por entrar melhor, mas continuou a ter algumas dificuldades, desde logo pelo estado do relvado que foi piorando e dificultado a tarefa aos Leões.

Fruto disso foi continuando a ser difícil chegar à área do FC Arouca da forma que o Sporting CP mais gosta, mas, após bola longa de Hidemasa Morita, Viktor Gyökeres esteve de novo na cara do golo, só que o guardião da equipa da casa voltou a levar a melhor com mais uma grande defesa.

Seguiram-se depois minutos com menos oportunidades, mas o Sporting CP ia controlando as incidências, conseguindo anular mais o FC Arouca do que na primeira parte, e, aos 63 minutos, foi Pedro Gonçalves a ameaçar o 0-2, com a bola a sair ao lado da baliza.

O FC Arouca respondeu logo a seguir, de novo por Rafa Mujica, mas Franco Israel estava atento, atirou-se e segurou o esférico.

Após a hora de jogo, o técnico verde e branco voltou a mexer, fazendo sair Sebastián Coates – com queixas físicas – e Francisco Trincão, entrando para os seus lugares Jeremiah St. Juste e Paulinho.

Minutos mais tarde, nova mexida, com a entrada de Daniel Bragança, saindo Hidemasa Morita. Rúben Amorim a mexer com a intenção de segurar mais a bola, numa altura em que o Sporting CP procurava quase em desespero o 0-2, mas não conseguia.

Ainda assim, os Leões souberam ter paciência e após o minuto 90, depois de uma segunda parte de mais Sporting CP, apesar das dificuldades para finalizar, e já com Nuno Santos no lugar de Pedro Gonçalves, Geny Catamo deu o jogo por terminado.

O lateral direito recebeu de Paulinho, subiu até à área pela direita, tirou dois adversários do caminho e na zona central rematou sem hipóteses para o guardião da equipa da casa. A bola ainda bateu na barra, mas entrou depois com o Sporting CP a chegar assim ao 0-2.

O árbitro tinha dado mais seis minutos para jogar e os Leões aproveitaram-nos da melhor maneira, fazendo o terceiro golo aos 90+6. Morten Hjulmand recuperou a bola perto da área e entregou para Viktor Gyökeres, com o sueco a devolver-lha já dentro da área para o dinamarquês finalizar na cara de Arruabarrena.

O Sporting CP acabou assim por vencer com uma goleada, apesar de o jogo ter sido mais difícil do que o resultado demonstra, conquistando mais três importantes pontos na Liga.

A formação verde e branca volta a jogar na quinta-feira em Itália, frente à Atalanta BC, em jogo da segunda mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. Na primeira mão, em Alvalade, as duas equipas empataram a uma bola.