Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Ricardo Mangas reforça Sporting CP

Por Sporting CP
07 Ago, 2025

Ala assina até 2029

Ricardo Mangas é o mais recente reforço da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. O ala esquerdo, de 27 anos, chega proveniente do FK Spartak Moskva e assinou contrato até 2029 com cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.

De Leão ao peito, o novo camisola 91 reencontra o técnico Rui Borges, com quem já trabalhou em diferentes fases da carreira. “Era impossível dizer que não, não é? É uma oportunidade de representar o Bicampeão Nacional”, disse à chegada à Academia Cristiano Ronaldo, onde conversou pela primeira vez com os meios verdes e brancos.

Voltar a trabalhar com Rui Borges, com quem partilha um percurso de crescimento desde os campeonatos inferiores até ao topo do futebol nacional, também pesou na decisão.

Em 2017/2018, treinador e jogador estiveram juntos em Mirandela, competindo nos escalões secundários. Reencontraram-se no Vitória SC, onde em 2023/2024 se qualificaram para uma prova europeia. E voltam agora a cruzar caminhos em Alvalade, num Clube com títulos sempre no horizonte.

“É uma pessoa que me conhece bastante bem. Eu também o conheço bastante bem e sempre nos demos lindamente. Mas é o Sporting CP, acima de tudo. É o Bicampeão Nacional, como já disse”, destacou o ala.

Polivalente – pode actuar como lateral ou em posições mais adiantadas –, Mangas considera que essa versatilidade é uma vantagem construída com o tempo e a experiência competitiva.

“Faz parte da evolução de um jogador observar, analisar e crescer em vários contextos. Ser capaz de fazer três, quatro posições, ajudou-me muito enquanto atleta. Estou mais maduro e quero muito ajudar o Sporting CP”, analisou, confessando que a experiência no estrangeiro, primeiro em França e mais recentemente na Rússia, também contribuiu para o seu crescimento pessoal e desportivo.

“São realidades completamente diferentes, tive de me adaptar e isso fez com que crescesse como atleta, como homem. Sinto que venho diferente”, explicou, deixando ainda elogios à estrutura Leonina e aos colegas que tão bem o receberam: “Está tudo perfeito”.

Na nova etapa, Ricardo Mangas espera integrar-se rapidamente num grupo de trabalho que já conhecia à distância e que define como “muito unido”. “Nota-se perfeitamente e quem vê os jogos sabe. Um balneário tem de ser uma família, partilho dessa filosofia, e eu quero fazer parte desta”, frisou.

Já com ritmo competitivo, após o arranque oficial da época na Rússia, o internacional sub-17 por Portugal sente-se “preparadíssimo” para ajudar assim que a equipa técnica o entenda. E sabe bem o que esperar do ambiente nas bancadas.

“Os adeptos do Sporting CP são exigentes e isso é bom. Faz com que o atleta cresça, que resolva melhor os problemas sob pressão. O facto de serem exigentes faz com que nós sejamos exigentes connosco próprios, e é isso que faz com que um Clube ganhe títulos, como é óbvio”, enalteceu.

A fechar, Ricardo Mangas deixou uma mensagem simples e directa aos Sportinguistas, resumindo na perfeição as suas ambições de Leão ao peito – “Rumo ao Tricampeonato!”.