Rui Borges: “Queremos ir para a pausa com uma vitória”
29 Ago, 2025
Sporting CP recebe o FC Porto este sábado, a partir das 20h30
Este sábado (20h30), Alvalade abre as portas para o primeiro clássico da temporada. Na antevisão à partida com o FC Porto, Rui Borges destacou as novas dinâmicas da equipa orientada por Francesco Farioli e reforçou a expectativa de “um grande jogo”, confiante de que o apoio dos Sportinguistas fará a diferença no resultado.
Sorteio UEFA Champions League
“Estou feliz, acima de tudo por podermos desfrutar desta competição, que é a melhor do mundo a nível de clubes. Queremos honrar da melhor forma o Sporting CP, fazer o melhor possível e seguirmos o nosso caminho, pensando sempre jogo a jogo, com muita paixão e vontade de fazer coisas boas.”
Análise ao FC Porto
“Já tivemos algum tempo para desvendar a dinâmica do FC Porto com o novo treinador. É uma equipa fiel ao seu jogo, muito forte na aceleração, muito vertical e agressiva com bola, e muito pressionante, competitiva e forte nos duelos defensivos.
Fisicamente, tornou-se mais forte, com jogadores mais altos, e na primeira pressão ganha muitos duelos. Temos de estar preparados para conseguir equilibrar esse momento e, depois sim, impor o nosso jogo perante um bom adversário. São duas equipas confiantes e que jogam bem. Que seja sobretudo um grande jogo, em nossa casa, perante os nossos adeptos.
Diferenças entre o Sporting CP e o FC Porto
“Não temos tantos jogadores cuja qualidade individual primária seja o duelo, mas temos a qualidade técnica para nos sobrepormos a isso.
Estamos habituados a que as equipas procurem a marcação homem a homem, por isso acredito que a equipa está preparada para a exigência física do jogo. São duas equipas que gostam de pressionar e ter bola e que apresentam boa qualidade de jogo.”
Opções na frente de ataque do FC Porto
“O FC Porto, e dito pelo seu presidente, fez o mercado mais caro de sempre da sua história. Está com muitas soluções, muita qualidade, é um grande clube e tem grandes jogadores capazes de dar uma boa resposta.
O Luuk de Jong traz umas soluções, o Samu outras, mas eu olho mais para o colectivo do que o individual. Acredito que vá jogar o Samu, mas estaremos preparados tanto para uma solução quanto para a outra.”
Mudanças na abordagem do FC Porto
Em termos estratégicos, pode haver comportamentos diferentes, consoante o adversário.
Mas acredito que o FC Porto - pelo conhecimento que temos do mister [Francesco] Farioli, até mesmo olhando para o seu passado enquanto técnico -, não abdica muito da sua ideia, seja no processo ofensivo ou defensivo.
O FC Porto tentará ser uma equipa pressionante e a nós compete-nos ser capazes de contrariar essa pressão.
Favoritismo e bolas paradas
Posso dar-nos algum favoritismo, porque jogamos em casa. Os nossos adeptos podem desequilibrar a balança a nosso favor, fazer a diferença transportando a sua força para acrescentar à nossa. Foi isso que, na temporada passada, nos levou a ser Bicampeões.
Em relação às bolas paradas, temos três golos sofridos nesse momento de jogo. O CD Nacional foi mais forte do que nós naquela jogada, criou sempre perigo nas bolas paradas, mas temos sido muito competentes em todos os momentos do jogo. É natural que em algum momento acabássemos a sofrer um golo de bola parada.
Sabemos que o FC Porto é forte nesse aspecto do jogo, que ganhou milímetros em termos individuais, mas temos de ser competitivos e superiorizar-nos. O nosso foco e dinâmica em nada mudou porque sofremos um golo de bola parada.
Dar uma resposta frente a um rival
É importante dar resposta em todos os jogos, porque o jogo de amanhã não vai definir quem será campeão. Estamos na quarta jornada. É um jogo importante no nosso caminho, um grande jogo frente a uma grande equipa, mas são os jogos que menos me stressam. Queremos ser fortes, perante os nossos adeptos e na nossa casa, e continuar a vencer.
Conrad Harder
O Conrad [Harder] está preparado para a exigência do jogo com o FC Porto. É tão simples quanto isso. Conto com ele e com o Luis. São avançados diferentes, que dão coisas diferentes. Feliz com os dois, depois a opção depende muito do perfil do adversário e da estratégia para cada jogo.
Mercado
Não estou a pensar nisso, muito sinceramente. Estou a pensar no jogo de amanhã, que será muito difícil, mas do qual quero disfrutar ao máximo. Queremos ir para a pausa com uma vitória, mas o jogo vai exigir muito de nós. É esse o meu foco.