Empate penalizador chegou no fim
05 Out, 2025
Sporting CP empatou na recepção ao SC Braga (1-1)
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou este domingo com o SC Braga por 1-1. Num final de tarde dedicado à sensibilização para a luta contra o cancro da mama, os Leões entraram em campo com o novo equipamento branco e cor-de-rosa, começaram cedo a vencer, mas, num jogo com duas partes distintas, acabaram a ceder o empate nos minutos finais.
Ainda antes do apito inicial, chamava a atenção, nas bancadas, uma única cadeira da mesma cor, vazia, homenagem a todas as mulheres que, ao longo da vida, enfrentam uma terrível doença. Com prevenção, lembrou o speaker nos autofalantes do Estádio José Alvalade, podemos “virar o jogo” contra ela, e evitar assim que esse simbólico lugar fique permanentemente vazio.
A força da mensagem não se perdeu aí. Segundos antes do arranque da partida, o árbitro desenhou no ar não o habitual quadrado da sinalética do videocheck (VAR), mas sim um laço. Mais um gesto simples, mas pleno de significado: a lembrança de que o pink check, o auto-exame, pode ser o golo decisivo - aquele que dita o resultado de uma vida.
No futebol, a mais importante de todas as coisas menos importantes, Rui Borges apostou num onze inicial sem alterações relativamente ao último confronto na prova, com o GD Estoril-Praia. E aos três minutos já os Leões criavam perigo.
Com Maxi Araújo a combinar, desde a esquerda, com Francisco Trincão, o camisola 17 serviu Geovany Quenda. O jovem extremo puxou de fora para dentro e disparou uma bomba desde a quina da área, obrigando Lukas Hornicek à primeira grande defesa da partida.
Mais dominante neste arranque da partida, o Sporting CP foi assumindo a posse, apostando na velocidade pelos corredores e nas trocas rápidas de posição para tentar surpreender a defensiva arsenalista. Ainda assim, o SC Braga não concedeu muitos espaços e o jogo, apesar de próximo das áreas, desenrolou-se sem lances dignos de história.
Até aos 19 minutos. Pedro Gonçalves recebeu a bola na esquerda, junto à linha de meio-campo, e arrancou por ali fora, deixando para trás Gustaf Lagerbielke. Já na área, o médio serviu Luis Suárez, que rematou de primeira para inaugurar o marcador. Na celebração do seu sexto golo na competição, o colombiano ‘vestiu’ a causa e fez um gesto lembrando - uma vez mais - a importância da palpação para a prevenção do cancro da mama.
Embalado pela explosão de alegria no Estádio José Alvalade, o Sporting CP podia ter aumentado a vantagem logo depois, em mais um contra-ataque rapidíssimo que a linha recuada do SC Braga conseguiu travar. Do outro lado, João Moutinho também visou a baliza de Rui Silva, mas sem incomodar o internacional português.
Mais atrevidos nesta fase, e reagindo bem ao golo, os minhotos foram desenhando várias aproximações ao meio-campo Leonino, mas pecaram sempre no último passe e não criaram nenhuma verdadeira oportunidade. O Sporting CP, por seu lado, também só voltou a ameaçar Luka Hornicek já na compensação, mas Pedro Gonçalves não conseguiu finalizar da melhor forma uma excelente jogada colectiva e os verdes e brancos valeram-se mesmo do tento de Luis Suárez que, ao intervalo, garantia a vitória pela margem mínima.
No regresso dos balneários, o SC Braga ressurgiu forte e à procura da igualdade. Vítor Carvalho, aos 47’, ameaçou após um livre apontado por Leonardo Lelo, o Sporting CP respondeu com um cabeceamento ao lado de Georgios Vagiannidis. Os minhotos, a crescer, tiveram nos pés de Leonardo Lelo, a aparecer em bom nível, a melhor oportunidade até então do encontro: à boca da baliza, o médio bracarense obrigou Rui Silva a uma defesa monumental, daquelas que também decidem jogos.
Dois minutos depois, Hidemasa Morita apareceu na área para tentar o 2-0, mas a bola saiu sem a direcção desejada, o SC Braga voltou a reagir por Rodrigo Zalazar, e a ansiedade em Alvalade tornava-se palpável.
Rui Borges mexeu na equipa, lançando Alisson Santos e Giorgi Kochorashvili aos 64’, e o georgiano entrou bem no jogo, subindo até à área adversária aos 67’ para apanhar uma bola perdida e armar o remate. O esforço, contudo, perdeu-se no emaranhado defensivo do SC Braga.
A vinte minutos do fim, e com o jogo a oferecer emoção nas duas áreas, Rui Silva voltou a ser decisivo, desviando ‘como pôde’ um fortíssimo remate de meia distância de Rodrigo Zalazar.
Aos 74 minutos, Rui Borges refrescou o ataque, lançando Fotis Ioannidis para o lugar de Luis Suárez, o marcador do tento solitário que ditava o resultado. Giorgi Kochorashvili, muito interventivo na chegada, apareceu bem posicionado, mas não foi capaz de ultrapassar o mar de pernas arsenalista e rematar à baliza.
Já aos 78’, Alisson Santos disparou de muito longe, depois de ultrapassar um adversário com a sua ginga habitual, e esteve muito perto de fazer o 2-0, arrancando um enorme ‘bruá’ dos 46.331 adeptos nas bancadas. O Sporting CP estava novamente por cima do jogo, reagindo bem ao período de maior pressão do SC Braga após o intervalo, e procurava o golo da tranquilidade.
Que esteve nos pés de Fotis Ioannidis, aos 82’. O grego não conseguiu desviar, depois de uma boa jogada pela esquerda, e falhou o remate apenas com Luka Hornicek pela frente.
Nos últimos minutos, Rui Borges lançou Iván Fresneda e Geny Catamo para o terreno de jogo, em busca de energia e intensidade para a fase final da partida, e o espanhol ainda teve uma boa arrancada pela direita, mas o cruzamento do recém-entrado acabou por sair directamente para as mãos do guardião do SC Braga.
Já aos 90+2’, num forcing final, os bracarenses conquistaram um livre lateral colado à direita e Bright Arrey-Mbi aproveitou alguma confusão na área Leonina para alvejar a baliza. Na revisão do lance, a equipa de arbitragem considerou que Morten Hjulmand cometeu falta sobre Gustaf Lagerbielke e assinalou grande penalidade.
No frente a frente com Rui Silva, Rodrigo Zalazar não vacilou e fez o empate. No suspiro final do encontro, o Sporting CP ainda tentou o tudo por tudo e Alisson Santos, sozinho no coração da área, atirou muito por cima. Fotis Ioannidis também cabeceou, no último lance do jogo, para as mãos de Luka Hornicek, e para a história fica uma igualdade que penaliza a pouca eficácia do Sporting CP na segunda parte.
Sporting CP: Rui Silva [GR], Hidemasa Morita (Giorgi Kochorashvili, 64’), Zeno Debast, Geovany Quenda (Geny Catamo, 90’), Pedro Gonçalves, Giorgios Vagiannidis (Iván Fresneda, 90’), Francisco Trincão (Alisson Santos, 64’), Maxi Araújo, Gonçalo Inácio, Morten Hjulmand e Luis Suárez (Fotis Ioannidis, 73’). Treinador: Rui Borges. Disciplina: cartão amarelo para Maxi Araújo (39’) e Luis Suárez (45’).