Leão de gala na UEFA Champions League
26 Nov, 2025
Vitória sobre o Club Brugge KV por 3-0
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu, esta quarta-feira, os belgas do Club Brugge KV por 3-0 na quinta jornada da fase de liga da UEFA Champions League.
Com golos de Geovany Quenda e Luis Suárez, na primeira parte, e de Francisco Trincão, na segunda, os Leões foram superiores aos forasteiros e chegaram aos dez pontos na competição, ocupando a oitava posição com três rondas por disputar.
À procura de pontos muito importantes para conseguir o objectivo do apuramento para a fase seguinte, Rui Borges operou uma revolução nos titulares em comparação com o desafio com o AC Marinhense; dos 11, apenas Francisco Trincão continuou. A ele, juntaram-se Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões, Geny Catamo, Geovany Quenda e Luis Suárez.

Com o frio a já ser uma evidência que garante a aproximação do Inverno, o duelo começou no Estádio José Alvalade e o primeiro ataque perigoso foi do Sporting CP. Logo aos 3', Maxi Araújo tirou um adversário da frente com um grande gesto técnico e serviu Geovany Quenda, que, ainda fora da área, rematou ao lado.
A trocar bem a bola no meio-campo ofensivo, o conjunto verde e branco mostrava qualidade e confiança, mas tudo podia ter sido em vão aos 9', quando Morten Hjulmand viu o cartão vermelho directo por falta sobre Aleksandar Stanković. No entanto, e depois de recorrer ao VAR, o árbitro o árbitro Tobias Stieler mudou a decisão para apenas admoestar o capitão com o amarelo.
O Club Brugge KV quis, também, começar a disputar o jogo e, aos 14', Christos Tzolis apareceu para finalizar no coração na área, mas o remate foi bloqueado por Ousmane Diomande para canto. O grego voltou a tentar a sua sorte logo a seguir, mas o tiro saiu fraco e sem pontaria.
Do outro lado, Geny Catamo apareceu perto da meia-lua para falhar o alvo e, aos 23', o Sporting CP criou a melhor ocasião até então: após bailar sobre um adversário, Luis Suárez obrigou Nordin Jackers a realizar uma boa defesa.
O bom momento dos visitados traduziu-se em golo logo a seguir e numa grande jogada criada a partir de Rui Silva. A bola apareceu na direita e Geny Catamo fez o que quis do defesa antes de atirar para nova intervenção de Nordin Jackers. Desta vez, contudo, Geovany Quenda apareceu para a recarga à meia-volta, inaugurando o marcador e facturando nesta edição da UEFA Champions League pela primeira vez.

O jovem de 18 anos quis bisar aos 27', mas ficou longe de o conseguir. Ainda assim, e até ao intervalo, só dava Sporting CP contra um Club Brugge KV que desapareceu no restante da primeira parte. Os Leões, por outro lado, foram ficando cada vez mais confortáveis, o que se traduziu em oportunidades e no... 2-0.
Foi aos 31' que Geny Catamo, com fenomenal noção do tempo e do espaço, assistiu Luis Suárez à meia-volta com um grande passe que deixou o colombiano sozinho perante o guardião. Com grande classe, o ponta-de-lança finalizou com sucesso, fez Alvalade voltar a explodir e somou o décimo golo pelo Clube.

Até ao intervalo, a toada não mudou. Contra um adversário adormecido e claramente afectado pelos golos sofridos, o Sporting CP continuou a carregar. Aos 35', por exemplo, Maxi Araújo avançou pela esquerda e atirou cruzado, mas ao lado.
Francisco Trincão, aos 39', ficou perto de (mais) um golaço quando concluiu outra jogada colectiva de grande nível com um remate que passou bem perto do poste. Pouco depois, o internacional português cruzou para Luis Suárez cabecear ao lado.
No final da primeira parte, 2-0 para o Sporting CP.

Era de esperar, naturalmente, uma reacção do Club Brugge KV para o segundo tempo, como ficou provado logo no primeiro minuto, quando Romeo Vermant atirou com perigo contra a malha lateral.
Apesar dessa resposta, o Sporting CP teve, pouco depois, uma ocasião incrível quando Geovany Quenda isolou Luis Suárez e este consegue fintar Nordin Jackers, mas foi incomodado por Hugo Siquet e acabou por acertar no poste.
Mesmo assim, os belgas começaram a subir no terreno e a chegar mais perto da baliza verde e branca. Após um canto, Brandon Mechele cabeceou ao lado e Nicolo Tresoldi, na cara de Rui Silva, só não reduziu por muito pouco. Pelo meio, João Simões deu lugar a Hidemasa Morita.
A noite, essa, era Leonina e foi mesmo o Sporting CP a voltar a marcar a 20 minutos dos 90': Maxi Araújo deu para Geovany Quenda e este procurou devolver ao uruguaio já na área, mas Francisco Trincão foi mais rápido e atirou na direcção do poste mais distante, com a bola acabar no fundo das redes. Foi o oitavo tento na época e o terceiro na UEFA Champions League.

Tal como havia acontecido no primeiro tempo, o golo sofrido voltou a deitar abaixo o Club Brugge KV, que nunca mais conseguiu ameaçar o Sporting CP, que, por outro lado, voltou a estar bastante confortável.
Aos 73', Geny Catamo atirou para defesa de Nordin Jackers e, pouco depois, saiu, assim como Geovany Quenda, e entrara Alisson Santos e Salvador Blopa - em estreia na UEFA Champions League.
O jogo seguiu até ao fim com naturalidade e com alguns momentos de destaque aqui e ali, como o tiro de Iván Fresneda para defesa para canto ou a tentativa de longe de Raphael Onyedika que terminou nas mãos de Rui Silva. Aos 85', Rodrigo Ribeiro e Matheus Reis substituíram Luis Suárez e Maxi Araújo.
O último lance acabou por ser de grande perigo, com Rodrigo Ribeiro a assistir para Salvador Blopa finalizar, mas Nordin Jackers, com coragem, defendeu e impediu o 4-0.
O 3-0 prevaleceu e o Sporting CP conseguiu, com justiça e de forma clara, a terceira vitória na actual edição da prova.
Os Leões voltam a jogar já este domingo, recebendo o CF Estrela da Amadora às 18h00 para a Liga Portugal. Para a UEFA Champions League o regresso acontece a 9 de Dezembro, com uma deslocação ao terreno dos alemães do FC Bayern München.
Sporting CP: Rui Silva [GR], Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo (Matheus Reis, 85'), Morten Hjulmand [C], João Simões (Hidemasa Morita, 63'), Geny Catamo (Alisson Santos, 75'), Francisco Trincão, Geovany Quenda (Salvador Blopa, 75') e Luis Suárez (Rodrigo Ribeiro, 85').