Rui Borges: "O jogo acabou como tinha de acabar, empatado"
05 Dez, 2025
Técnico considerou justa a igualdade no Estádio da Luz (1-1)
Após o empate frente ao SL Benfica, Rui Borges esteve em conferência de imprensa para analisar a exibição verde e branca no dérbi. O técnico Leonino considerou o resultado "justo" e continua confiante na conquista do Tricampeonato.
Análise ao jogo
"É algo que temos de analisar com mais calma [porque não foi a equipa capaz de manter a consistência]. Na primeira parte, no computo geral, fomos melhores. Fizemos 30 minutos muito bons e podíamos ter chegado ao 2-0. O SL Benfica tem apenas dois lances de perigo, cresceram um bocadinho depois do golo com a ajuda do público, mas nunca perdemos o equilíbrio e voltámos a ser melhores nos últimos minutos.
Na segunda parte, o SL Benfica teve mais bola, nós não conseguimos tê-la. Tivemos uma energia menos boa, fomos perdendo timings de pressão, fizemos más leituras de posicionamento, e deixámos o SL Benfica empurrar-nos para trás. Eles fazem dez remates, se não me falha a memória, mas sem criar muito perigo. Conseguiram ter mais bola e foram melhores nesse sentido.
Notou-se claramente que a energia da equipa caiu, de forma geral, a malta que entrou não ganhou confiança logo, mas o futebol é isto. Começámos a falhar mais passes no jogo interior, os dois médios decaíram, e isso passou uns para os outros. É o que é, não vamos estar sempre 90 minutos muito bem. Jogámos contra uma grande equipa."
Contas para o campeonato
"A minha confiança é total [na luta pelo título]. Já tinha dito que este jogo nada decidia, independentemente do resultado. Falta muito jogo, há muito ponto para ganhar.
Não saio satisfeito porque queria ganhar, queria que a equipa tivesse feito melhor no segundo tempo. Temos de perceber porquê; às vezes mérito do SL Benfica, às vezes demérito nosso. Satisfeito não saio porque queria muito ganhar."
Equipa resignada com o empate
"Acho que não, longe disso. Não estávamos era a ser capazes, de forma colectiva. Tenho de falar com o grupo, dissecar o jogo e perceber a quebra de energia.
Tentámos refrescar – era natural que o Pedro Gonçalves fosse cair a partir dos 60 minutos, o Hidemasa Morita já tinha amarelo – e meter miúdos com muita irreverência. [João Simões e Geovany Quenda] não entraram muito bem num primeiro momento e criou-se alguma ansiedade que não nos ajudou como achámos que podia ajudar.
O SL Benfica voltou mais agressivo nos duelos, mas, mais do que isso, falhámos em termos tácticos, falhámos alguma pressão na saída do SL Benfica. Faltou-nos melhores leituras para accionar a pressão a três, algo que tínhamos identificado, mas o SL Benfica não criou grande perigo. A sua energia foi superior à nossa, também pela que recebiam da bancada."
Justiça do resultado
"O jogo acabou como tinha de acabar, empatado. Não posso ser mais honesto: acho que o resultado se ajusta ao que foi o jogo na primeira e na segunda parte."
Aposta final em Fotis Ioannidis
"O Ioannidis dá-nos coisas boas. Sabíamos que não podia fazer muito tempo de jogo. Ontem, quis perceber como é que ele se sentiu após o treino. Gosto de os ouvir e perceber, tomei a decisão por aí.
Senti-o bem, confiante. Senti que queria muito ajudar a equipa. São jogadores destes que definem um grupo. A personalidade e o carácter dele são extraordinários. A sua resiliência - a mim, à estrutura e aos colegas - surpreendeu-nos muito. A sua capacidade de combater a lesão. Estávamos à espera que regressasse ao fim de seis semanas e voltou ao fim de três. Quero enaltecer isso porque o Fotis merece."
Dificuldade em vencer adversários directos
"Desde que estou no Sporting CP ainda não perdi fora de casa. Podem ir buscar essas narrativas também. Não me importo de perder todos os jogos grandes e vencer os restantes, porque se assim for sou campeão nacional."
Pedro Gonçalves e Geovany Quenda
"O Pedro [Gonçalves] entrou, jogou bem, fez golo. Não sei dizer como seria se o [Geovany] Quenda tivesse jogado.
[A escolha] teve a ver com estratégia de jogo, o adversário que íamos encontrar e aquilo que enquanto equipa técnica nos pareceu fazer sentido para tentar ser superior ao SL Benfica. Se tivesse jogado o [Geovany] Quenda, teria resposta na mesma, mas não sei dizer como nem o quê, são apenas suposições."