Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

“Quando recebi a proposta do Sporting CP não pensei nos prémios, pensei no Clube”

Por Jornal Sporting
16 Out, 2018

Ana Borges recebeu o prémio de Melhor Jogadora da Liga 2017/18, entregue, em mãos, por Carla Couto, embaixadora e delegada do Sindicato de jogadores para o futebol feminino

24 jogos, nove golos, 2.278 minutos em campo e um triplete – Supertaça, Campeonato e Taça de Portugal. Não lhe podemos dar a chave do euromilhões, mas podemos revelar o segredo que levou Ana Borges, capitã da equipa de futebol feminino do Sporting Clube de Portugal, a receber, do Sindicato dos Jogadores, o tão merecido troféu de Melhor Jogadora da Liga de Futebol Feminino 2017/18.

Com 22,75% dos votos, Ana Borges não só convenceu dentro das quatro linhas, como fora. Numa conquista que resultou da escolha dos treinadores das 12 equipas da Liga Allianz (60%) e da votação realizada no site do Sindicato dos Jogadores (40%), a atleta de 28 anos ficou à frente de Dolores Silva, do Sporting de Braga (18,63%) e da companheira de equipa Diana Silva (17,38%).

“É um sentimento de enorme orgulho, até porque nada se consegue sozinha. Apesar de ser um prémio individual, é uma mais valia pertencer a este grupo de trabalho, que tanto me ajuda a conquistar este e outros troféus”, afirmou a avançado verde e branca.

Começou na Fundação Laura Santos, seguiu para Este, para o Prainsa Zaragoza, sobrevoou o Oceano Atlântico, até ao SC Blue Heat, e regressou temporariamente a terras espanholas, até rumar, durante três épocas, para o Chelsea. Estava lá tudo. Desde as qualidades, ao mediatismo e, ainda, às rivalidades. Faltava apenas uma coisa: jogar por amor ao símbolo que trazia ao peito.

“Quando fiz a mudança para fora do País, fui na incerteza. Não sabia se ia ou não correr bem. Foi tudo novo para mim, até porque deixei cá a minha família. No entanto, no dia em que pude regressar, não pensei duas vezes. Quando recebi a proposta do Sporting CP não pensei nos prémios, pensei no Clube. Sempre disse que o Sporting é o meu Clube e compensa sempre, não só receber este prémio, mas também por  recebê-lo no meu Clube”, revelou a atleta, que enverga, desde 2016/17, o leão ao peito.

Peça chave na Selecção

139 internacionalizações, 11.131 minutos em campo e 14 golos marcados. Ana Borges não só encanta nos relvados portugueses, como também ao serviço da Selecção Nacional (sub-19 e equipa principal). “Nada se consegue sozinha, daí agradecer constantemente às minhas companheiras. Não só do Sporting CP, como da selecção. E aos treinadores. Responsabilidade temos de ter todas. A partir do momento que carregamos o símbolo do Sporting ou da selecção, temos de assumir sempre esse compromisso”, vincou.

Quando a jogadora leonina toca na bola, ouvimos das bancadas, de forma instantânea: ‘Lá vai a ViaVerde’. No futuro, contamos com o mesmo esforço, dedicação e devoção pelo Sporting Clube de Portugal. “Receber estes prémios dá-nos sempre uma força extra. No entanto, como toda a gente diz: é até onde as pernas nos deixarem. Neste momento, não penso no fim, penso é jogo após jogo, dia após dia”, terminou.