Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão / Isabel Silva

Leoas vencem a Taça de Portugal

Por Sporting CP
28 maio, 2022

Sporting CP impôs-se sobre o FC Famalicão no Jamor (2-1)

De regresso ao Jamor, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal conquistou a Taça de Portugal ao vencer, este sábado, o FC Famalicão por 2-1 na final. As Leoas levantaram, assim, o troféu pela terceira vez na História – em três finais disputadas - depois das conquistas consecutivas em 2016/2017 e 2017/2018.

Sob forte e ruidosa presença Sportinguista nas bancadas, que contribuíram para uma assistência recorde na prova-rainha (13894 espectadores), as Leoas foram melhores e impuseram-se com golos de Joana Marchão - de penálti – e de Chandra Davidson. O tento famalicense, perto do fim, não evitaria a festa verde e branca.

Até ao Jamor, o Sporting CP tinha deixado pelo caminho UD Polvoreira (14-0), Clube de Condeixa ACD (0-2), Valadares Gaia FC (1-0), CS Marítimo (5-0) e SC Braga (4-3 total de duas mãos). Na final, as Leoas fechariam a época com chave de ouro e da mesma maneira como a começaram: levantando um troféu, agora a Taça de Portugal, depois da Supertaça.

Para uma final inédita – com o FC Famalicão em estreia na derradeira fase da prova-rainha - Mariana Cabral, treinadora Leonina, apostou num onze que, como tem sido habitual, mistura muita juventude (quatro jovens formadas no Clube e 23,5 de média de idades) e experiência.

Os primeiros dez minutos foram comedidos de parte a parte, com as Leoas a assumirem mais a bola, mas as primeiras aproximações e chegadas à área adversária pertenceram às nortenhas – sem qualquer perigo. Depois, o Sporting CP foi-se instalando no meio-campo rival e por pouco Chandra Davidson não conseguiu fazer o desvio decisivo a um cruzamento de Diana Silva. Decorridos mais de vinte minutos de jogo, ainda havia gente a entrar no estádio, preenchendo cada vez mais as bancadas, principalmente, de verde e branco – em esmagadora maioria no Jamor.

Em campo, o conjunto Leonino foi assumindo as rédeas do encontro e não tardou em chegar ao golo inaugural. Em dois cantos praticamente seguidos, cobrados por Joana Marchão, Fátima Pinto no primeiro cabeceou ao lado e no segundo viu o braço de Vânia Duarte travar-lhe a oportunidade. Após indicação do VAR, a árbitra Ana Afonso analisou o lance no monitor e assinalou o pontapé de penálti. Chamada à cobrança, Joana Marchão atirou forte e colocado para a primeira explosão de alegria dentro e fora das quatro linhas.

Cada vez mais confortável em campo e com o resultado a favor, as Leoas soltaram-se, dominaram e impuseram o seu jogo. Com constantes saídas limpas desde trás – excepção para uma perda dentro da área que não passou de um susto aos 39 minutos – a equipa verde e branca ligou o seu jogo com qualidade até ao intervalo e na frente, a partir da esquerda, Chandra era a agitadora de serviço. No entanto, nem Fátima Pinto, Diana Silva ou Andreia Jacinto – de livre directo – conseguiram concretizar as oportunidades criadas e o 1-0 seguiu para o descanso.

O reatamento trouxe uma partida mais equilibrada e o FC Famalicão procurava aproveitar o espaço nas costas da defesa verde e branca, mas a guardiã Doris Bačić manteve-se atento nesse controlo. No entanto, foi o Sporting CP a ameaçar seriamente o segundo aos 55 minutos: Brenda Pérez foi lançada em profundidade na direita, tirou uma adversária do caminho com classe e cruzou para Diana Silva, que, de cabeça, acertou no poste.

O segundo golo das Leoas, contudo, chegaria à passagem dos 62 minutos numa jogada de insistência. Depois de mais uma arrancada de Chandra Davidson, Brenda viu o seu remate interceptado, mas na recarga a canadiana – sempre interventiva - atirou de primeira para o fundo das redes - a bola ainda a sofreu um desvio numa defesa famalicense antes de entrar.

 

Já com Ana Borges em campo – no lugar de Mariana Rosa – depois de mais de um mês e meio de paragem por lesão, a formação verde e branca deu continuidade à sua exibição segura. Contudo, tudo podia ter mudado aos 83 minutos: foi assinalado um pontapé de penálti para o FC Famalicão, mas Doris Bačić não tremeu e fez uma grande defesa, impedindo a reacção adversária.

Ainda assim, apesar da organização Leonina, as famalicenses conseguiriam chegar ao golo, por Carolina Rocha, aos 89 minutos. Com o 2-1, a incerteza aumentou para os derradeiros seis minutos de compensação, mas o troféu já não fugiria às garras das Leoas. A festa pintou-se de verde e branco em campo e nas bancadas, com a capitã Ana Borges a coroar os festejos ao subir a mítica escadaria, alçando o troféu no Jamor.

Sporting CP: Doris Bačić [GR], Chandra Davidson, Joana Marchão, Bruna Lourenço, Carolina Beckert (Alícia Correia 90'), Mariana Rosa (Ana Borges 67'), Fátima Pinto [C] (Rita Fontemanha 90'), Andreia Jacinto, Vera Cid (Joana Martins 74'), Brenda Pérez e Diana Silva.