Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Triunfo escapa-se com castigo tardio e inesperado

Por Sporting CP
04 Out, 2025

Empate caseiro muito penalizador com o Vitória SC (1-1)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou 1-1 com o Vitória SC, este sábado à tarde, no jogo em atraso da primeira jornada da Liga.

Até à entrada para os últimos dez minutos, as Leoas tiveram na mão a hipótese de aumentar o pleno de vitórias e de assumir a liderança isolada da classificação, mas  -quando nada o fazia prever - viram tudo esfumar-se com o golo vimaranense que mudou o resultado. Perdidos os primeiros pontos, o Sporting CP fica em igualdade pontual (sete) com o SL Benfica no primeiro lugar.

Com duas mudanças no ‘onze’ – Flor Bonsegundo e Jeneva Gray titulares em detrimento de Brenda Pérez e Maísa Correia – o Sporting CP, como era expectável, assumiu a iniciativa do jogo e apostou na paciência para desmontar o adversário, o que não se revelou fácil. Inicialmente, só a visão de Cláudia Neto encontrou caminhos para a baliza, mas se Beatriz Fonseca até marcou, embora partindo em posição de fora-de-jogo, a seguir Carolina Santiago não conseguiu finalizar nas melhores condições.

Finalmente, a eficácia que se pedia acabou por sair também dos pés de Cláudia Neto. Aos 25 minutos, Beatriz Fonseca ganhou a linha de fundo, cruzou rasteiro e atrasado e a capitã verde e branca, de primeira, atirou a contar para inaugurar o marcador no Estádio Aurélio Pereira.

Naquela que seria uma primeira parte marcada por longas paragens, sobretudo por demoradas revisões do VAR, a toada de domínio absoluto manteve-se e as Leoas tornaram-se mais ameaçadoras quando Carolina Santiago se soltou no ataque. Rematou ao lado após uma excelente arrancada pela esquerda e, mais tarde, em zona frontal, disparou ligeiramente por cima – pelo meio, o Sporting CP viu revertido um penálti.

Sem que o Vitória SC – recém-promovido e último classificado - incomodasse Catarina Potra na baliza, o 1-0 seguiu para o segundo tempo, que abriu com a barra a negar o 2-0 a Flor Bonsegundo. No entanto, as oportunidades escassearam nos segundos 45 minutos, onde o Sporting CP primou pelo controlo e gestão da partida sob um ritmo mais baixo.

E esse controlo foi total até que um deslize, à entrada para os derradeiros dez minutos, mudou inesperadamente o encontro. Depois de um remate de muito longe quase ter surpreendido Catarina Potra – primeira defesa na partida – foi no canto que se seguiu que as vimaranenses castigaram as Leoas com o 1-1. Betinha, solta de marcação na área, rematou rasteiro para o fundo das redes e obrigou o Sporting CP – ainda não tinha golos sofridos na Liga - a uma reacção contra o tempo que já não chegou com força suficiente.

Ainda assim, o último lance da partida - repleto de confusão na área - até podia ter dado em golo da vitória para as comandadas de Micael Sequeira, não tivesse surgido um corte à última hora a impedir que a bola seguisse para a baliza. O apito final foi imediato e fica o amargo empate que tirou à equipa verde e branca a possibilidade de assumir a liderança isolada da Liga e de continuar no caminho das vitórias.

Na próxima jornada, as Leoas deslocam-se à Madeira para enfrentar o CS Marítimo, mas antes disso dá-se a entrada em cena na nova UEFA Women's Europa Cup. Na terça-feira (19h45), o Sporting CP recebe o FC Rosengård, em partida a contar para a primeira mão da segunda pré-eliminatória.

Sporting CP: Catarina Potra [GR], Carla Armengol, Georgia Eaton-Collins, Ashley Barron, Érica Cancelinha, Beatriz Fonseca, Daniela Arques (Joana Martins, 75’), Cláudia Neto [C], Flor Bonsegundo (Brenda Pérez, 62’), Jeneva Gray (Maísa Correia, 62’), Carolina Santiago