Micael Sequeira: "Chegar às meias-finais é o nosso objectivo"
10 Fev, 2026
Leoas defrontam Hammarby IF esta quarta-feira
A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe, às 19h45 desta quarta-feira, as suecas do Hammarby IF para a primeira mão dos quartos-de-final da UEFA Women's Europa Cup.
Em conferência de imprensa de antevisão na Academia Cristiano Ronaldo, Micael Sequeira respondeu às perguntas dos jornalistas sobre o duelo europeu que vai ter lugar no Estádio Aurélio Pereira.
Antevisão
"Naturalmente, e não há como negar, vamos defrontar uma grande equipa, fortíssima em termos individuais e colectivos e por todo o seu historial. Requer um Sporting CP que se consiga transcender, ser muito competitivo e agressivo em todos os duelos e muito organizado para tirar o espaço que o Hammarby IF gosta e sabe aproveitar muito bem pelo poderio físico que tem. São jogadoras muito rápidas e agressivas, de um patamar muito diferente daquele que defrontámos até esta fase. Defrontámos boas equipas, como o Glasgow City FC ou o FC Rosengård, mas o Hammarby IF está num patamar superior. Vai ser preciso um dia muito bom, com as jogadoras a estarem inspiradas e a fazerem o seu jogo, como aconteceu nas outras duas eliminatórias. Tudo depende de nós para podermos equilibrar a balança."
Hammarby IF
"Reforçou-se muito bem, foi buscar jogadoras muito fortes. No onze que estamos à espera, tem sete ou oito jogadoras que transitam da última época e reforçou-se muito bem nas outras posições. Não há como esconder que as jogadoras que saíram são muito boas e foram para grandes clubes, tendo um nível técnico e físico muito grande, mas as que chegaram fazem com que a equipa continue muito forte colectivamente. Depois, há o historial e a experiência. Estão habituados a jogar UEFA Women's Champions League e é do melhor que vamos encontrar até hoje. Acreditamos que temos a nossa capacidade. Gostamos de jogar futebol, temos jogadoras com muita qualidade técnica. Num dia de superação, acredito que conseguimos um bom resultado, o que era muito importante para encarar a eliminatória de frente na segunda mão."
Condições climatéricas
"Se a nossa equipa for organizada e estiver muito compacta, com as jogadoras num patamar de excelência nos diferentes momentos de jogo, conseguimos equilibrar porque vamos retirar o espaço que o Hammarby IF quer. Se formos rápidos a tirar a bola da zona de pressão e conseguirmos ligar o jogo para a frente, vão permitir espaço nas costas. Se o soubermos aproveitar, acredito que podemos surpreender o Hammarby IF. As condições climatéricas favorecem, teoricamente, a equipa nórdica, que está mais habituada a este tipo de clima, mas acredito que a relva fique mais rápida amanhã. Tecnicamente e de forma colectiva, acredito que vamos poder aproveitar os espaços para ferir o adversário."

Diferença nos momentos das equipas
"Já passámos por momentos bons e outros menos bons. O Hammarby IF vem de uma pré-época em que o entusiasmo é sempre muito grande porque toda a gente quer conquistar um lugar no onze inicial. Temos de contar com isso porque vão estar super motivadas e, teoricamente, estão frescas. Agora, durante o jogo, se o acelerarmos, podemos ter alguma vantagem, mas é tudo muito subjectivo. O Hammarby IF fez cinco jogos de pré-época contra boas equipas e ganhou quatro, apresentando um nível de entrosamento muito bom. Temos de estar à espera da maior dificuldade que vamos encontrar até hoje, nesta época. Reconhecer isso é uma virtude, estamos a falar de uma equipa de outro patamar, mas, todas juntas, num dia bom e inspiradas, podemos fazemos fazer coisas boas."
Contexto europeu
"Está-nos a dar a fundamental experiência internacional para a equipa crescer. Esta competição permite ao Sporting CP preparar-se para, no futuro, estar mais próximo deste patamar, que é o que pretendemos."
Adeptos
"Nas duas eliminatórias anteriores sentimos a presença dos adeptos e foi fundamental para o crescimento da equipa durante o jogo e para a motivação dos atletas. Se comparecerem amanhã, Vão-nos ajudar a equilibrar, até porque o Hammarby IF também vai trazer gente. Nunca tivemos um adversário que trouxesse adeptos e eles vão trazer perto de 150. Lá, vamos encontrar dez, 15 ou 20 mil pessoas. Estão habituados a este tipo de encontros e o que pretendemos é fazer um bom resultado amanhã que nos deixe ir para a Suécia a sonhar."
Regressos e lesões
"Temos alguns regressos, como a Telma Encarnação, que já está disponível e algumas baixas, como a Cláudia Neto. [Também lesionadas: Georgia Eaton-Collins, Joana Martins e Miri O'Donnell]"
Motivação e objectivo
"As jogadoras estão muito motivadas e querem entrar para a história do Sporting CP. Chegar às meias-finais desta competição era um passo importante. É o nosso objectivo e as jogadoras vão dar tudo o que têm. A atitude, amanhã, vai ter de ser aquela que ainda não tivemos até hoje para poder ganhar. Temos de nos transcender a todos os níveis."