Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Futsal e sub-17 do futebol em acção conjunta

Por Sporting CP
12 maio, 2022

Jovens Leões viveram dia diferente no Multidesportivo, Museu e Estádio

O eclectismo e a valorização da formação são dois dos principais pilares do Sporting Clube de Portugal e, esta quinta-feira, isso esteve bem representado numa acção que juntou a equipa principal masculina de futsal e o conjunto verde e branco sub-17 de futebol. Os jovens Leões foram recebidos no Multidesportivo, onde puderam ouvir e interagir com os Campeões Nacionais da modalidade, especialmente com o técnico Nuno Dias e o capitão João Matos, seguindo depois para uma visita guiada ao Museu Sporting e ao Estádio José Alvalade.

Foi "um dia diferente", garantiu José João, treinador dos juvenis Leoninos, aos meios de comunicação do Clube, continuando: "Foi incrível a forma como fomos recebidos e temos muitas coisas a reter desta vivência com a equipa de futsal. [Esta acção] foi importante [para os jogadores] porque estão a recolher informação a partir da pessoa em si, neste caso referências máximas da modalidade e, no caso do João Matos, vindo também da formação", considerou o técnico.

Primeiro, João Matos dirigiu-se aos jovens Leões - que ainda não tinham nascido quando o fixo já jogava de Leão peito – falando dos desafios nos seus inícios no futsal e sobre o salto da formação para os seniores, antes de acumular um percurso recheado de títulos que já ultrapassa as duas décadas.

Embora sejam dois desportos diferentes, ambas as equipas jogam com o mesmo símbolo ao peito, por isso, sublinhou José João, "os valores inerentes ao Clube" têm de ser comuns aos jogadores de futsal e futebol, neste caso. "Devemos estimulá-los nos nossos jogadores, como são exemplo as quatro palavrinhas que gritámos antes de entrar em campo: Esforço, Dedicação, Devoção e Glória", finalizou.

Uma ideia corroborada, de seguida, por Nuno Dias, que na sua conversa com a equipa sub-17 abordou algumas das diferenças entre os dois desportos, mas frisou que há um caminho comum para cada jogador atingir o seu sonho profissional. "Acima de tudo, quisemos mostrar-lhes que estão no caminho e no clube certos e que com trabalho, humildade e crença no sonho podem aspirar a algo mais. Partilhámos também a nossa experiência e aquilo que consideramos importante para chegar ao sucesso", referiu o treinador do futsal verde e branco, antes de elogiar a época dos juvenis de José João.

"Estão a fazer um campeonato brilhante e os resultados falam por si. Além disso, neste tipo de escalões, o nosso papel principal [enquanto treinadores] não é obter sucesso imediato e troféus, isso terá de ser uma consequência do processo, que tem como grande objectivo alimentar os escalões acima e neste aspecto estão também de parabéns. São vários os jogadores da equipa sub-17 do Sporting CP que já treinam com a equipa principal", sublinhou.

Um dos jovens presentes foi Pedro Silva, defesa central dos sub-17 Leoninos, o qual destacou a iniciativa, que serviu "como um treino diferente" e onde pôde contactar de perto com um dos seus exemplos a seguir: "Ter o Nuno Dias e o João Matos, que é uma das minhas referências enquanto capitão, a passarem-nos essa experiência ajuda-nos muito não só dentro, mas também fora de campo".

Embora tenham os olhos no futuro, a equipa sub-17 de futebol dos Leões viajou também ao passado, percorrendo o Museu e a História centenária do Clube. Como parte da visita, os jovens jogadores subiram também ao relvado do Estádio José Alvalade, o espaço que encerra um sonho comum a todos eles. "Ver esta casa, onde jogam os nossos ídolos, imaginá-la cheia... É o nosso sonho, trabalhámos para jogar neste relvado", disse, por fim, Pedro Silva.