Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Mais uma formação interna na Academia

Por Sporting CP
18 maio, 2022

Comunicação foi o foco da sessão dirigida aos treinadores

O Sporting Clube de Portugal continua a dar passos na valorização dos seus profissionais e, esta quarta-feira, a Academia acolheu mais uma de várias sessões internas que têm sido organizadas. Desta feita, o tema abordado foi a comunicação e a sessão foi dirigida aos treinadores do futebol de formação dos Leões.

Jorge Nuno Oliveira, antigo jornalista, foi o formador convidado, tendo sublinhado a importância de comunicar de forma credível, genuína e confiante. "Comunicar é sempre partilhar emoções e têm de o fazer com confiança e muita credibilidade", começou por dizer à Sporting TV, antes de fazer um balanço muito positivo da acção.

"Foi um prazer e uma honra estar aqui, mas foi também muito fácil. A plateia foi muito participativa, esteve envolvida desde o início e, por isso, foi uma tarde bem passada. Houve troca de experiências, falámos de alguns aspectos que dizem respeito à qualidade da informação e que são fundamentais num clube com a grandeza do Sporting CP", resumiu.

Por sua vez, Pedro Pontes, treinador da equipa sub-14 A dos Leões, considerou que esta formação, sobre um tema proeminente como a comunicação, é "decisiva". "Temos de ter a noção de que a nossa comunicação verbal e não verbal têm muita influência na forma como os nossos jogadores captam a mensagem. Por isso, o tom e a forma como exteriorizamos com gestos também os influencia a acreditar mais ou menos na mensagem que está a ser transmitida", referiu, acrescentando: "Todas [as formações] têm relevância e, neste caso, a comunicação é algo com que temos de lidar todos os dias. Por isso, tudo o que sejam estratégias para a melhorar só nos pode ajudar".

Também Nuno Laires, técnico dos sub-14 B, enalteceu a relevância dos ensinamentos retirados para o cumprimento das suas tarefas enquanto treinador de formação.

"A linguagem é muito mais do que aquilo que dizemos. A comunicação é fundamental na nossa área, porque temos de conseguir passar uma mensagem, principalmente a crianças. E, muitas vezes, temos de fazê-lo através daquilo que não dizemos, por aquilo que demonstrámos e pela nossa coerência".