Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Tiago Matos

Francisco Silva e Gabriel Silva recebem prémios ADN Sporting

Por Sporting CP
29 maio, 2023

Galardões foram entregues por Franco Israel e Pedro Gonçalves

Francisco Silva (17 anos) e Gabriel Silva (16), futebolistas jovens do Sporting Clube de Portugal, foram os vencedores da terceira edição dos Prémios ADN Sporting, que distingue o melhor golo e a melhor defesa da temporada na formação. Franco Israel e Pedro Gonçalves, elementos da equipa principal, entregaram os galardões na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

Referentes a 2021/2022, os Prémios ADN Sporting foram decididos através de uma votação aberta aos colaboradores do emblema de Alvalade. Francisco Silva, guarda-redes, ficou com o troféu da melhor defesa, que aconteceu numa deslocação ao terreno do SL Benfica, pelos sub-19, a 1 de Maio de 2022. Já o avançado Gabriel Silva ficou com o melhor golo, um remate acrobático e certeiro na recepção ao Louletano DC, em sub-15, a 5 de Março de 2022.

Os dois jogadores sucedem a Tiago Ferreira (melhor golo) e Diego Calai (melhor defesa), vencedores da edição passada, sendo que Francisco Silva repete o que fez em 2020, na primeira edição, então com 15 anos. Para além dos troféus, os jovens receberam ainda as camisolas de Franco Israel e Pedro Gonçalves.

Depois da entrega do prémio, Francisco Silva lembrou o momento. "Foi um grande jogo, lembro-me bem. Foi contra o SL Benfica, na fase final do Campeonato, e foi uma grande defesa. Fico feliz por ganhar este prémio novamente", começou por dizer à Sporting TV, admitindo que se tratou de "uma daquelas defesas em voo", ao seu gosto.

Ainda bastante jovem, o guardião jogou no Campeonato Nacional de sub-19, na Liga Revelação e na UEFA Youth League em 2022/2023, tendo também sido chamado a treinos da equipa principal - chegou mesmo a estar no banco de suplentes na recepção ao FC Arouca em Alvalade. Todas essas experiências têm sido bastante úteis, frisou.

"Sempre que vou à equipa principal aprendo coisas novas, seja com os guarda-redes ou com o míster [Jorge] Vital. Também aprendo muito com os meus colegas nos treinos. Temos de aprender com os melhores", lembrou.

De acordo com Franco Israel, Francisco Silva "é um guarda-redes muito bom". "A diferença dele para mim é que tem muito mais potência do que eu. Nas bolas como a desta defesa, ele consegue apanhá-las só com um passo, enquanto eu tenho de dar dois ou três", explicou.

Para o uruguaio, quando o jovem treina com a equipa principal "aprende mais, principalmente com o Antonio [Adán], e está sempre disponível e pronto". "Isso vai ajudá-lo muito no futuro", adicionou.

Já Gabriel Silva mencionou que "foi um bom golo" e que vai "tentar repetir, se for possível". "Vou trabalhar por mais e melhores mais à frente, que é mais importante", disse.

Tendo jogado nos sub-17 em 2022/2023, Gabriel Silva não tem dúvidas de que "ver a equipa principal a marcar grandes golos" deixa os mais jovens motivados para "fazer o mesmo e chegar onde eles estão". "Esse é o objectivo de todos", concluiu.

Por fim, Pedro Gonçalves comentou o tento galardoado de Gabriel Silva: "Foi um grande golo para o qual é preciso bastante técnica. Gostei do que vi".

O número 28 às ordens de Rúben Amorim afirmou ainda que, quando os jovens da formação chegam à ala profissional, são acolhidas "da melhor maneira possível". "Espero, um dia, ver lá o Gabriel e dar-lhe um abraço", desejou.