Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Treinar os treinadores para ‘Brincar ao Futebol’ na base da formação

Por Sporting CP
22 Out, 2023

Sporting CP acolheu segunda sessão do curso da Federação Portuguesa de Futebol

Destinado a 30 treinadores de futebol de crianças entre os cinco e os dez anos de idade, o curso ‘Brincar ao Futebol’ teve a sua segunda sessão, a qual foi acolhida e co-organizada pelo Sporting CP, na Academia Cristiano Ronaldo.

Para dotar os técnicos de conhecimentos e experiências que os ajudem a ensinar de forma mais adequada crianças a brincar ao futebol, aspecto fundamental na primeira fase de formação dos atletas mais jovens, ao longo de um dia de partilha, com actividades teóricas e prácticas, a prioridade esteve em encontrar caminhos para que os técnicos procurem, acima de tudo, estimular o prazer pelo jogo e a aprendizagem nos mais novos.

"Nesta faixa etária, queremos que as crianças tenham muito prazer na actividade e que se apaixonem pelo jogo. Por isso, as características dos treinos têm de ir muito nesse sentido: exercícios que possam encarar como jogos e brincadeiras", começou por explicar José Guilherme, Director Técnico Nacional Adjunto na FPF, aos meios de comunicação do Sporting CP.

"Juntamente com os quatro clubes de referência nacional que se associaram [Sporting CP, FC Porto, SL Benfica, SC Braga], o objectivo [do curso] é transmitir as nossas ideias. Sobretudo, nestas idades aquilo que temos de fazer com as crianças é brincar com elas. Desenvolver as suas habilidades motoras gerais e específicas, de uma forma muito lúdica, para que desenvolvam o gosto por jogar futebol, conheçam melhor o seu corpo e criem as bases para no futuro poderem ser jogadores de futebol", reforçou.

Ao longo do programa, Rita Cordovil (FPF), Diogo Teixeira (coordenador técnico do Pólo EUL), Tiago Almeida (treinador dos benjamins A Leoninos - sub-11) e Pedro Rendeiro (treinador da equipa sub-11 feminina) protagonizaram as intervenções do dia. O desenvolvimento das habilidades motoras, a indissociabilidade do ensino e o treino nestas idades e o conceito de brincar a jogar foram os principais assuntos debatidos e explorados, quer no auditório, quer nos relvados da Academia.

"Acima de tudo, temos de olhar para isto como um momento incrível para as crianças e para todos os treinadores presentes. Foi um dia de partilha, de passar uma mensagem, mas também recebemos muita informação e isso é de salutar e de agradecer à Federação por ter tido a coragem de incentivar os clubes a participar em algo tão grandioso", começou por dizer Diogo Teixeira, coordenador técnico do Pólo EUL, salientando ainda as “preocupações comuns” entre Sporting CP e FPF nesta matéria. "Sentimos que os miúdos são cada vez menos livres e temos de ter algum controlo nisso, porque senão qualquer dia eles não vão ter qualquer prazer pelo jogo", acrescentou.

Baseando-se também na forma como o Sporting CP trabalha nesta primeira etapa da formação, Diogo Teixeira sublinhou que os treinos têm de "ser muito mais do que futebol”. “Estamos a trabalhar para que estes miúdos possam ser, um dia, muito fortes, seja qual for a área que escolherem. Aqui falamos da carreira dual, do futebol, a estimulação do conhecimento para lá do desporto e tudo isso já é uma conquista. Por outro lado, temos de transmitir valores, uma identidade, mas sem nunca esquecer que uma criança com esta idade tem de vir para um treino para desfrutar. Só assim a aprendizagem é positiva", enalteceu o coordenador.

E por tudo isso, um treinador de crianças entre os cinco e os dez anos tem de ser também muito mais do que um treinador: "Tem de ser especial, alguém que consegue chegar à criança, induzi-la ao crescimento e à aprendizagem e não só um treinador que apenas ensina".

Encerrado a sessão ao final da tarde, José Guilherme fez um balanço muito positivo do dia, considerando que "ultrapassou as expectativas".

"A qualidade das questões, das intervenções e do trabalho apresentados e o feedback dos participantes foram muito bons. Alguns pensavam que nestas idades, no Sporting CP, já se trabalhava de uma forma mais formatada, mas repararam que não. Estamos extremamente satisfeitos com esta acção e com tudo o que aconteceu aqui hoje", sentenciou o Director Técnico Nacional Adjunto na FPF.