João Gião: "Temos de ser competitivos ao máximo"
25 Nov, 2025
Antevisão a mais uma jornada de UEFA Youth League
De volta à acção na UEFA Youth League, a formação do Sporting CP prepara-se para receber o Club Brugge KV, esta quarta-feira (13h00), no Estádio Aurélio Pereira, em embate relativo à quinta e penúltima jornada da fase de liga.
Por esta altura, os jovens Leões de João Gião somam oito pontos no 13.º lugar, enquanto a formação belga é quinta classificada com 12 pontos. Além de somar por vitórias todos os seus jogos europeus, o Club Brugge KV é a única equipa ainda sem qualquer golo sofrido.
"É, sem dúvida, o adversário mais difícil dos que enfrentamos até agora, assim o ditam os números, para lá da análise qualitativa que fizemos", sublinhou à partida o treinador do Sporting CP, acrescentando: "É uma equipa fortíssima, repleta de internacionais sub-19 pela Bélgica, mas também sub-21 e os seus jogadores competem maioritariamente na II Liga belga".
Já sobre as boas perspectivas para conseguir o apuramento para a próxima fase, João Gião acredita que com “um percurso interessante” feito até aqui, os jovens Leões estão “bem classificados”. "Nem sempre fomos perfeitos, mas esta equipa tem muita margem para crescer”, realçou, apontando baterias para o difícil embate em perspectiva: “Amanhã é outro desafio e outra história, onde temos de ser competitivos ao máximo, apesar das limitações".
"Ter jogadores na equipa A, quantos mais, melhor, porque esse é o nosso trabalho, mas temos ausências também por lesão”, revelou, de seguida, o treinador verde e branco, garantindo que frente ao Club Brugge KV haverá "jogadores no 'onze' que vão estar pela primeira vez como titulares nesta competição". Ainda assim, João Gião mostrou-se "confiante” numa “boa resposta".
"Por um lado, é pena termos algumas ausências que não nos permitem estar no máximo da nossa potencialidade, porque é um jogo muito desafiante, mas temos de olhar para isso com positivismo. Ou seja, é uma oportunidade para ver jogadores que ainda não foram expostos a este tipo de contexto e isso vai ajudá-los no seu desenvolvimento", justificou.
Tanto na Liga 2 como na UEFA Youth League, o técnico vai continuar sem repetir um ‘onze’, algo que o deixa “muito tranquilo”, sublinhou. "Os jogadores trabalham forte e têm dado uma excelente resposta, o que diz muito do nosso grupo", enalteceu, por fim.
Duarte Tomás, extremo de apenas 16 anos, é um desses exemplos e estreou-se nesta competição europeia na jornada anterior, na visita à Juventus FC (2-2) "A sensação foi muito boa. Era algo que ambicionava, o grupo integrou-me bem e acho que fizemos um bom jogo", considerou antes de projectar o embate com o Club Brugge KV.
"É uma equipa com muita qualidade, com muitos [jogadores] que estiveram agora no Mundial de sub-17 pela Bélgica. Vai ser a primeira vez que vamos defrontar uma equipa que está acima de nós na classificação e não tem golos sofridos, o que é um factor muito importante", traçou.
Sem dúvidas de que tratará de “um bom desafio”, Duarte Tomás garantiu que os jogadores Leoninos estão “preparados”. "Temos de ser nós próprios. Apesar das subidas à equipa A, acho que temos conseguido manter a qualidade, porque temos um plantel com muita profundidade. Ficamos muito contentes por vê-los a atingir esses patamares e, ao mesmo tempo, é a oportunidade para outros se mostrarem", atentou.
A fechar, o avançado que leva cinco golos e cinco assistências em oito jogos no Campeonato Nacional de sub-17 apelou à presença dos Sportinguistas na Academia Cristiano Ronaldo. "Sabemos que a formação é importante para eles e, por isso, venham apoiar-nos e celebrar connosco a vitória", atirou.