Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Iniciados seguem imparáveis

Por Sporting CP
13 Fev, 2022

Reviravolta sobre o CF "Os Belenenses" (4-2)

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, este domingo, o CF "Os Belenenses" por 4-2 na partida da nona jornada da série Sul da segunda fase do Campeonato Nacional do escalão.

Apesar da eficácia azul nas bolas paradas, os jovens Leões de Bernardo Bruschy responderam à altura com um Gabriel Silva endiabrado (hat-trick), virando o resultado de forma rápida para somar a sétima vitória consecutiva na prova.

Frente ao terceiro classificado e com quem perderam o seu único jogo nesta fase (3-0), os Leões estavam avisados para a dificuldade do dérbi, e essa exigência fez-se sentir desde o apito inicial. Ora, ainda não estavam cumpridos os primeiros dois minutos de jogo quando os azuis inauguraram o marcador, graças ao cabeceamento certeiro de Duarte Ferreira num pontapé de canto. Pouco depois, Abdul Embaló atirou ao ferro da baliza verde e branca.

Apesar do ascendente inicial do CF "Os Belenenses", a resposta Leonina não podia ter sido melhor: lançado em profundidade, Winilson Lopes finalizou com classe no cara-a-cara, mas seria Gabriel Silva o último a tocar na bola antes de entrar. 

O golo do empate espicaçou os iniciados de Bernardo Bruschy e os papéis inverteram-se na partida, passando a ser os jovens Leões os mais perigosos. Com Geovany Quenda em destaque, o extremo obrigou, primeiro, Tiago Leitão a aplicar-se na baliza e, depois, acertou na barra. 'Cheirava' a reviravolta na Academia, mas até ao intervalo o 1-1 não sofreu alterações, apesar das oportunidades criadas pelo Sporting CP, que controlava a bola e a partida.

Já nos segundos 40 minutos, o lateral Daniel Costa rematou de longe e ficou muito perto de colocar os Leões em vantagem. Ainda assim, o jogo ficou mais repartido, aumentaram os duelos, sobretudo, no meio-campo e o CF "Os Belenenses" voltaria a ser feliz numa bola parada. Gonçalo Alves caçou uma bola perdida na área e fez o 1-2 antes da hora de jogo, castigando a ineficácia Leonina.

No entanto, a reacção dos iniciados do Sporting CP não tardou e em menos de dez minutos não só chegaram ao empate como também viraram o resultado com mérito e muita magia. Primeiro, Quenda não tremeu na conversão de um pontapé de penálti a castigar falta clara sobre Daniel Costa e, logo de seguida, Gabriel Silva bisou, assinando uma obra de arte: sozinho contra a defesa azul, foi para cima dos adversários e, depois de lhes ter trocado as voltas por três vezes, atirou a contar para a festa no Estádio Aurélio Pereira.

Quando tudo parecia complicar-se, os jovens Leões responderam da melhor forma e colocaram-se em vantagem pela primeira vez no dérbi. Ainda antes do apito final, Gabriel Silva – em grande – aproveitou o adiantamento das linhas adversárias, correu todo o meio-campo ofensivo e colocou um ponto final na partida, apontando o seu 26.º golo na temporada - o 14.º golo nesta segunda fase, onde é o melhor marcador.

Assim, os iniciados do Sporting CP seguem na liderança conjunta com o SL Benfica, ambos com 24 pontos, e na próxima jornada os dois líderes e rivais enfrentam-se no Seixal.

Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Rodrigo Cabrito, Atanásio Cunha, Rafael Mota, Daniel Costa (João Rodrigues 72'), Eduardo Felicíssimo, Winilson Lopes (Salvador Blopa 69'), Rafael Camacho, Gabriel Silva (Flávio Gonçalves 80+2), João Simões [C] (Sandro Nascimento 80+2') e Geovany Quenda.