Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Filipe Çelikkaya: "Eliminação injusta"

Por Sporting CP
21 Abr, 2023

​Técnico salientou a excelente campanha Leonina na UEFA Youth League

No rescaldo do jogo com o AZ Alkmaar, que terminou com uma derrota por 3-4 nos penáltis e a eliminação nas meias-finais da UEFA Youth League, o treinador Leonino Filipe Çelikkaya mostrou-se triste com o resultado, mas frisou a boa imagem que os jovens Leões deixaram naquela que foi a melhor participação da história do Sporting Clube de Portugal nesta prova.
 
“A final ficava-nos bem, até pelo que demonstrámos desde o início. Perdemo-nos um pouco na primeira parte, quando eles fizeram os dois golos, mas estivemos sempre muito tranquilos no jogo”, começou por dizer o técnico verde e branco em declarações prestadas na zona mista do Stade de Genève, partindo depois para uma análise mais detalhada às incidências do encontro.
 
“Entrámos muito bem na primeira parte. Sabíamos que eles iam dar espaço por fora e conseguimos criar situações de dois contra e um contra um, que deram origem ao primeiro golo. Depois perdemo-nos na pressão à frente, mas rectificámos com uma marcação homem a homem que os obrigou a bater longo e a perder bolas na construção. Eles não criaram grande perigo”, disse.
 
“Na segunda parte fizemos o segundo golo e tivemos mais posse de bola e remates, mas não marcámos e eles foram mais competentes nos penáltis. Há que dar os parabéns ao AZ, mas fica um amargo de boca pois senti que o Sporting CP podia ter passado à final”, apontou, acrescentando ainda que “se tivesse havido prolongamento”, o Sporting CP “acabaria por cima”.
 
O técnico destacou em seguida os benefícios que a participação nesta prova trouxe ao plantel.  
 
“Utilizámos 29 jogadores, o futuro do Sporting CP está garantido. Se jogamos com adversários da mesma idade e conseguimos sobrepor-nos, em dois ou três anos isso continuará a acontecer se o trabalho for bem feito”, atirou, apontando vários nomes que estão já na equipa A.
 
“O Fatawu, o Dário [Essugo], o Nazinho, o Diogo Pinto, o [Diogo] Travassos que está lesionado e o Renato [Veiga] que está na Bundesliga, todos eles iniciaram o projecto da UEFA Youth League. Há outros que ficaram no seu lugar e deram uma grande resposta. Estou muito satisfeito com o caminho que fizemos até aqui, ainda que na minha opinião esta eliminação tenha sido injusta. Custa perder assim, é uma aprendizagem dura, mas os atletas têm de perceber que às vezes para ter sucesso, é preciso passar pelo insucesso”.
 
Filipe Çelikkaya direccionou depois o foco para o futuro. “O sentimento no balneário é de tristeza completa, o que é normal, mas disse aos jogadores que têm de levantar a cabeça pelo trajecto que fizeram. Amanhã voltamos a Lisboa para continuar a trabalhar, até porque isto é um episódio entre muitos na vida que vai prepará-los para serem profissionais, que é o mais importante”.
 
O técnico deixou também uma palavra aos muitos Sportinguistas que estiveram nas bancadas. 
 
“Foi fantástico, nunca tínhamos tido um apoio tão grande durante todos estes jogos. Quero agradecer-lhes por isso e pelo apoio que nos deram no final do jogo. Não tenho palavras, fico até emocionado ao falar deles porque muitos devem ser emigrantes e responderam em peso”.