Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Pedro Coelho: "Podemos ser mais consistentes e competentes"

Por Sporting CP
10 maio, 2024

Sub-19 recebem o Vitória SC este sábado em Alcochete

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebe este sábado (15h00) o Vitória SC no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, num duelo referente à 12.ª jornada do apuramento de campeão do Campeonato Nacional da categoria.

Na antevisão ao encontro, o treinador Pedro Coelho começou por abordar o empate cedido em casa Académico de Viseu FC (5-5), na última ronda, reconhecendo que foi um jogo que apresentou “um resultado e características que não são normais”.

“A equipa esteve bem até ao 0-3, mas depois acabámos por conceder golos em que devíamos ser mais exigentes e ter mais responsabilidade. Um deles num penálti desnecessário, três vindos de lançamentos e o último, já connosco em vantagem, nasce de um livre no nosso meio-campo ofensivo em que o guarda-redes mete a bola na área. Temos de ser mais intensos, maduros, responsáveis e exigentes”, começou por dizer o técnico aos meios de comunicação do emblema de Alvalade.

“Depois de estarmos a perder por 4-3 conseguimos a reviravolta para 5-4 com muita qualidade individual e colectiva, mas temos de ter a ambição de um clube grande como este e de uma equipa que tem de sair daquele jogo obrigatoriamente com os três pontos. Falámos disso com os jogadores e, apesar de termos apelado ao que fizemos de bom, há que ser mais exigente, ambicioso e responsável”, sublinhou.

O líder da formação verde e branca reconheceu que a equipa está aquém do esperado em termos de resultados e na classificação (quinto lugar), o que não ajuda dentro de campo, mas pediu uma reacção forte já neste fim-de-semana.

“Os jogadores precisam de confiança, tranquilidade e de sentir que estão a fazer as coisas bem feitas, mas temos de ser ambiciosos, exigentes e não podemos ter dúvidas do nosso processo. Não estamos satisfeitos com os resultados nem com a classificação, mas quero passar uma mensagem positiva à equipa. Estamos a fazer coisas bem durante os jogos, mas depois há pormenores que nos têm trazido dificuldades e temos de ser melhores nisso. Falámos com os jogadores e acreditamos que no próximo jogo podemos ser mais consistentes e competentes”.

Quanto ao adversário, o Vitória FC, que é terceiro classificado, Pedro Coelho considerou que é “uma equipa muito bem organizada e boa individualmente”, mas preferiu direccionar o foco para aquilo que o Sporting CP terá de fazer em campo.

“Faltam três jogos para o fim do campeonato e temos de pensar em terminar a vencer, não sofrer golos, recuperar a bola mais rápido e atacar de forma mais eficaz. Embora do ponto de vista classificativo não estejamos satisfeitos, temos objectivos a atingir. Temos de ser melhores em determinados momentos do jogo, terminar o ano a vencer com nove pontos conquistados, o que é importante, e ter a melhor classificação possível. Há objectivos pelos quais ainda temos de lutar”, frisou, antes de lembrar a guarda-de-honra que a formação fez à equipa principal no primeiro treino em Alcochete após a conquista do 24.º título da história Leonina.

“Todos os títulos são muito especiais quando se vive uma grande proximidade entre a formação e o futebol profissional. Para nós, que trabalhamos na formação, o grande objectivo é ter jogadores a competir na equipa A, mas sabe ainda melhor se for a ganhar títulos. Fiquei muito feliz por o Sporting CP ter vencido o campeonato, mas ainda mais pelos jogadores que estão lá e passaram pelas nossas mãos nos últimos anos”, admitiu, considerando que este título eleva ainda mais a fasquia.

“Traz-nos também a exigência, responsabilidade e ambição de querermos que haja mais títulos com mais jogadores da formação, foi isso que transmiti aos nossos jogadores após a guarda-de-honra. Foi muito bom para todos e os atletas ficaram muito contentes, deu-lhes um sinal da sua proximidade com o futebol profissional”.

Pedro Coelho mostrou-se ainda satisfeito com o facto de o Sporting CP ser o clube com mais jogadores na pré-convocatória da selecção nacional de sub-17 para o Campeonato da Europa da categoria, que arranca ainda este mês no Chipre.

“Eles são juvenis, mas competem todos num escalão superior. Não é coincidência, tem a ver com a preparação que damos aos jogadores ao fazê-los competir num patamar elevado. Deixa-nos muito satisfeitos, sentimos que eles estão a trabalhar bem e a preparar-se para dar boas respostas num patamar nacional e internacional. A selecção vai bem preparada com os nossos jogadores, vão com um nível de ambição muito alto para o Europeu, que é sempre um marco importante. O facto de nos últimos meses terem competido num patamar superior, por vezes com atletas dois anos mais velhos, dá-lhes outro estofo e capacidade. Estão prontos”.

Também Gabriel Silva, avançado Leonino que esta época soma onze golos em 25 jogos, não escondeu a felicidade por ter sido incluído na lista da selecção sub-17.

“É muito bom, quer dizer que temos transportado os objectivos que temos levado daqui para a selecção. Temos feito bons estágios e demonstrado o que é ser jogador do Sporting CP. Estamos seis jogadores na convocatória, mas tenho a certeza de que muitos outros colegas nossos também podiam ter sido chamados”, considerou o atacante de 17 anos, que também participou na guarda-de-honra à equipa A.

“É sempre bom ver os nossos ídolos ganharem o campeonato e poder comemorar ao lado deles, como uma família. É uma inspiração para os próximos anos”, referiu, antes de dar a receita para o encontro deste sábado frente ao Vitória SC.

“É preciso manter o foco e transportar o que fazemos no treino para o jogo. Temos de lutar até ao fim, mesmo estando a ganhar por três golos não podemos permitir a reviravolta. Queremos dar uma resposta diferente daquela que demos em Viseu e vamos fazer tudo para conseguirmos a melhor classificação possível até ao fim”.