Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Pedro Coelho: "Queremos terminar bem a época"

Por Sporting CP
23 maio, 2024

​Sub-19 fecham 2023/2024 com dérbi em casa do SL Benfica

A equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal vai disputar o último jogo da temporada 2023/2024 esta sexta-feira (17h00) no Seixal, frente ao SL Benfica, referente à 14.ª jornada do apuramento de campeão do Campeonato Nacional.

O treinador Pedro Coelho sublinhou a ambição da equipa pois, apesar de já não ter muito em jogo devido ao quinto lugar que ocupa na classificação, pretende acabar a época a vencer e jogar bem, visto que essa é a melhor forma de preparar o futuro.

“Queremos deixar a imagem de uma equipa intensa, organizada e corajosa, que vai tentar vencer o jogo. Um dérbi é sempre especial e, embora seja o último jogo da época, tudo começa agora pois a preparação dos jogadores é constante. É importante continuar o processo de formação num ritmo alto e é isso que vamos tentar fazer. Queremos terminar bem a época”, começou por afirmar o técnico, lembrando que, apesar da situação classificativa, há sempre objectivos a atingir.

“Desde que ficámos afastados da disputa pelo primeiro lugar, temos falado com os jogadores sobre objectivos. Entramos na última jornada com o melhor ataque do campeonato e vamos tentar terminar assim. Além disso, é importante não sofrer golos, algo que até agora aconteceu sempre. Temos sofrido muitos golos, o que revela que temos de ser mais consistentes. Os últimos três jogos foram positivos, mas deixámos sempre fugir a vitória nos últimos minutos. É um aspecto que temos de melhorar e faz parte do crescimento, sendo que este jogo é um bom desafio”.

Pedro Coelho aproveitou depois para congratular o SC Braga, equipa que se sagrou Campeã Nacional de juniores no último fim-de-semana, ainda com uma jornada por disputar. “Há que dar os parabéns ao SC Braga, foi a equipa mais regular e que fez mais pontos”, lembrou, enumerando alguns dados relativos à época dos jovens Leões, que se destacaram como “a equipa mais jovem de sempre numa fase final”.

“Utilizámos 30 jogadores (27 deles a titular) ao longo do campeonato, nove deles juvenis e muitos desses de forma muito regular na fase final. Além disso, houve cerca de 20 jogadores juniores que não competiram neste escalão. Tal como os Sócios e adeptos, não estamos contentes com os pontos que temos e com a forma como deixámos fugir os resultados, porque em muitos momentos fomos superiores aos adversários. Mas estamos contentes com a qualidade de jogo que apresentámos em muitos momentos, há objectivos que foram alcançados como por exemplo a formação dos jogadores de forma consistente e coerente”, frisou.

O líder verde e branco realçou ainda o facto de o Sporting CP ser o clube com mais representantes (seis) na selecção de Portugal que está a disputar o Campeonato da Europa de sub-17, no Chipre, lembrando que cinco deles jogam já nos sub-19.

“A selecção é candidata a vencer o Europeu e conhecemo-la bem porque a base do onze titular são os jogadores da nossa Academia. Isso diz muito da qualidade interna que temos e da aposta que o Clube tem feito, porque era mais fácil para nós que esses jogadores estivessem a competir no campeonato de juvenis, mas colocamo-los em patamares superiores. Para atingirem o futebol de alto rendimento, chegarem a uma equipa A e manterem-se lá, os jogadores têm de crescer mais rápido, e estamos a criar condições para que isso aconteça”, atirou.

Rodrigo Dias, lateral-esquerdo Leonino, também aproveitou para dar “os parabéns ao SC Braga pela vitória no campeonato”, antes de corroborar a ideia de que o dérbi com o SL Benfica é um jogo importante, apesar de ser o último desta temporada.

“Sabemos que não vai mudar muito nas contas do campeonato, mas é um dérbi e tem sempre um sentimento diferente. Queremos vencer e terminar a época da melhor forma”, assegurou o defesa de 18 anos, fazendo um balanço da época.

“Conseguimos melhorar o nosso nível de jogo. Sentimos que fomos superiores a muitos dos nossos adversários, mas aqui ou ali faltou um pouco de rigor. Queremos corrigir esses erros na próxima época para sermos melhores. Temos de nos preparar bem fisicamente e mentalmente para encarar novos desafios e dar tudo”.

Rodrigo Dias mostrou-se também feliz por ver tantos colegas representarem a selecção portuguesa no Campeonato da Europa de sub-17 que já está a decorrer.

“Isso só é possível porque o Sporting CP tem uma formação muito forte, é muito positivo para eles. Além disso, a nossa selecção é candidata a ganhar o Europeu. O facto de eles estarem a disputar o campeonato sub-19, um escalão acima, é bom para crescerem e poderem ter a ajuda e o apoio dos jogadores mais experientes”.