José João: "Gostei muito da maturidade da equipa"
10 Jan, 2026
Miguel Almeida também reagiu ao apuramento para a fase de apuramento de campeão
Após a vitória por 2-0 frente ao Académico de Viseu FC, que garantiu o apuramento para a fase de apuramento de campeão, José João, treinador da equipa sub-19 de futebol do Sporting Clube de Portugal, destacou a maturidade demonstrada pelos jovens Leões ao longo do encontro.
"Gostei muito da maturidade que a equipa demonstrou. Tiveram a inteligência prática necessária para saber adequar as suas acções em função do que o jogo estava a dar. Entrámos bem, fizemos dois golos na primeira parte e podíamos ter feito mais um ou outro", começou por referir o técnico, em declarações à Sporting TV.
"No fundo, fica uma boa imagem desta geração de 2007/2008 do Sporting CP, já com dois jogadores também de 2009. Tivemos três gerações no jogo de hoje e é isso que nós queremos. Queremos estar sempre a competir para ter uma exigência superior. Vamos para a fase final, pensar jogo a jogo e dar uma boa resposta a cada encontro", completou José João, que assumiu o regresso à fase de apuramento de campeão como um dos grandes objectivos do grupo.
"É um objectivo intermédio cumprido, claro que sim. Agora queremos mais. Queremos chegar à fase final e fazer uma boa figura. E uma boa figura significa ganhar todos os jogos. Isto é mesmo o nosso ADN, ganhar e ser competitivo em todos os jogos. Sabemos o valor das equipas adversárias e o nível de exigência que existe numa fase final, mas vamos dar uma boa resposta a cada jogo", afirmou, mostrando ambição.
Num balanço mais alargado da primeira fase do Campeonato Nacional, o treinador destacou a gestão alargada do plantel e o enquadramento de vários jovens da geração - como Geovany Quenda, João Simões, Salvador Blopa ou Flávio Gonçalves - em contextos competitivos superiores.
"Este é o nosso modelo, um modelo centrado no jogador. Felizmente para nós e para o Sporting CP, esses jogadores já estão no contexto da equipa principal. É motivo de satisfação para toda a estrutura da nossa Academia", apontou, reforçando que o foco da formação verde e branca passa precisamente por projectar jovens atletas.
"É isso que fazemos diariamente, de forma muito dedicada, com os jogadores das gerações 2007 e 2008, para que cresçam e se tornem mais maduros. Esta fase final vai ser um processo de crescimento muito grande para eles, porque os jogos vão ser todos muito competitivos", garantiu.
A fechar, o técnico sublinhou ainda a importância da ligação entre os diferentes escalões competitivos do Clube. "Tivemos cerca de 25 jogadores com tempo de utilização na Liga Revelação e isso é excelente para o processo de desenvolvimento. Felizmente, no Sporting CP, todas as equipas estão nas fases finais dos campeonatos nacionais. É isso que queremos num clube como este: estar sempre em contextos de exigência superior", rematou.

Também Miguel Almeida, autor do primeiro golo do encontro, se mostrou satisfeito com o objectivo cumprido. "Trabalhámos muito durante a semana para poder chegar aqui e ganhar os três pontos. Era o que nós queríamos. Fizemos um bom jogo, conseguimos os três pontos e isso é o mais importante", afirmou o avançado, que terminou esta primeira fase como melhor marcador do campeonato.
Ainda assim, o camisola 9 preferiu valorizar o colectivo. "Correu bem, tenho trabalhado para isso e a equipa tem ajudado muito, mas o mais importante é a equipa jogar bem. Estamos na fase final e agora é continuar, porque o nosso trabalho ainda não acabou".
Com o início da fase decisiva já à porta, o capitão verde e branco reforçou a ambição do grupo. "As nossas perspectivas são sempre elevadas. Temos de acreditar em nós e no nosso trabalho diário. Vamos trabalhar muito para podermos ser campeões nacionais", concluiu.