Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Clássico decidido na recta final

Por Sporting CP
21 Abr, 2024

​Sub-17 batem FC Porto com golo Olímpico de Sandro Nascimento (1-0)

A equipa sub-17 de futebol do Sporting Clube de Portugal alcançou a terceira vitória consecutiva na fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional, este domingo, ao bater o FC Porto por 1-0 em partida a contar para a oitava jornada.

No arranque da segunda volta, o Clássico foi na sua maioria equilibrado e teve poucas ocasiões de golo para os dois lados, com os Leões a entrarem por cima na primeira parte e os dragões na segunda. No entanto, já ao cair do pano, Sandro Nascimento deu a vitória à turma de Alvalade com um grande golo de canto directo.   

Com Winilson Lopes, Diogo Martins e Frederico Gomes a serem as novidades no onze do Sporting CP, a partida arrancou num ritmo morno e nem sempre foi bem jogada, ficando marcada pelos muitos duelos disputados junto ao meio-campo. As duas equipas entraram bastante agressivas, a lutar por cada bola até à última, só que as ocasiões de golo escassearam.

Ainda assim, o Sporting CP foi tendo algum ascendente, apostando nos passes longos para as costas da defesa. Dito isto, a primeira situação clara dos Leões nasceu de Salvador Blopa, que, na cara do guarda-redes, permitiu a defesa. Logo a seguir, os visitantes também testaram a atenção de Alexandre Tverdohlebov, que encaixou o remate.

A melhor situação em toda a primeira parte surgiu já aos 38 minutos, com Flávio Gonçalves – que vinha sendo o elemento mais desequilibrador da turma verde e branca - a sofrer penálti. No entanto, da marca dos onze metros, o extremo viu o guarda-redes portista Martim Pereira impedir o 1-0 com uma defesa providencial.

Na segunda parte, com Rúben Amorim e a respectiva equipa técnica a assitir na bancada, o jogo abriu e as equipas andaram mais próximas das balizas contrárias. O FC Porto até entrou por cima, com dois remates resolvidos por Alexandre Tverdohlebov, mas o Sporting CP ripostou na mesma moeda, embora sem sucesso.

O equilíbrio era a nota dominante nesta fase, sendo que aos poucos foi-se vendo novamente o nível de agressividade subir e as ocasiões escassearem. O técnico José João refrescou então a equipa com as entradas de Argyris Christodoulou, Miguel Ameida e Estefânio Rúben (este último, de apenas 14 anos, estreou-se nos sub-17).

Na recta final, as duas equipas tentaram tudo para desbloquear o jogo. Alexandre Tverdohlebov mostrou-se atento na baliza Leonina, com uma excelente defesa com a perna, mas acabou por ser o Sporting CP a abrir o placard aos 89 minutos. Num lance para mais tarde recordar, Sandro Nascimento bateu um canto na direita e marcou um golo Olímpico, vendo a bola entrar ao primeiro poste sem sofrer qualquer desvio.

Até ao último apito, já com Diego Coxi e Daniel Costa também em campo, Miguel Almeida ainda ficou perto de fazer o segundo golo da manhã, através de um forte disparo defendido para canto, mas o resultado já não mexeu e ficou assim confirmado o triunfo.

Com este resultado, os Leões passam  a somar 17 pontos e mantêm a perseguição ao líder SL Benfica, que tem mais três. O desafio que se segue será frente ao SC Braga no próximo domingo, dia 28 de Abril, no Minho, a contar para a nona jornada.

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Rodrigo Cabrito (Diego Coxi, 82’), Atanásio Cunha, Afonso Lee, Salvador Blopa (Daniel Costa, 82’), Sandro Nascimento, Winilson Lopes, Rafael Camacho [C], Diogo Martins (Miguel Ameida, 67’), Frederico Gomes (Argyris Christodoulou, 67’) e Flávio Gonçalves (Estefânio Rúben, 77’).