Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

O futuro do Sporting CP no relvado de Alvalade

Por Jornal Sporting
27 maio, 2017

Encontro das Escolas Academia Sporting no Estádio José Alvalade reúne as 26 EAS do território nacional durante o fim-de-semana

Este é o fim-de-semana pelo qual muitos dos leõzinhos do Sporting CP esperam o ano inteiro: o dia em que podem jogar no relvado principal, no palco onde os seus heróis jogam e fazem as delícias dos Sócios e adeptos do emblema verde e branco. As 26 Escolas Academia Sporting (EAS) de todo o país reúnem os seus jogadores em Alvalade para um convívio de forte expressão leonina. Não apenas no relvado, mas também das bancadas, com pais, familiares e amigos.

Ao todo, são entre 2500 e 3000 crianças, jogadores do Sporting entre os sete e os 12 anos. O tapete verde de Alvalade está dividido em 18 mini-campos de futebol, para vários jogos de três contra três, como explica Pedro Morgado, director do departamento de projectos desportivos, onde naturalmente estão incluídas as EAS. "É uma actividade que infelizmente não dá para todos os jogadores das Academias, uma vez que os sub-13 e sub-14 ficam de fora. Só até aos sub-11. Estas actividades de 3x3 é uma das etapas no processo de aprendizagem do jogo. É o sonho de qualquer crianças jogar no mesmo relvado em que vêem, de 15 em 15 dias, jogar os seus ídolos. Todos os anos procuramos fazer esta actividade e é um marco na época. Há sempre uma enorme expectativa de pisar o relvado, jogar e comemorar golos. É também isto que os faz gostar ainda mais do Sporting CP", explicou.

Quem não faltou à festa foi Eric Cantona, sócio n.º 150.000 dos leões, que acompanhou o seu filho mais novo, jogador do Sporting CP. Actualmente a representar a EAS do CIF, Emir entrou no relvado para jogar com os restantes meninos, num fim-de-semana que se espera de festa para todos. No relvado e nas bancadas. Para monitorizar as actividades, estão cerca de duas centenas de técnicos, que acompanham as respectivas escolas, que passamos a nomear, por onde de entrada em campo: Setúbal; Amadora; Carcavelos; Beja; Manique; Telheiras; Braga; Póvoa do Varzim; Sintra; São Pedro do Sul; Lagoa; Alfena; Cova da Piedade; Corroios; Algés; Sacavém; Marinha Grande; Vila Nova de Gaia; CIF; Viana do Castelo; Barcelos; Carnide; Sepins; Moita; Turcifal; e Póvoa de Santa Iria.

Mesmo sem filhos ou familiares em acção, a actividade que vai decorrer este fim-de-semana, de manhã e à tarde, no palco principal de Alvalade, é para não se perder. Afinal, é o futuro do Sporting CP que está a viver os seus dias de Glória... em alegre convívio, de pura felicidade.