Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

"Foi uma decisão que nos defende a todos"

Por Sporting CP
09 Abr, 2020

Leonel Pontes reagiu ao fim da Liga Revelação

No seguimento do término da Liga Revelação - e de outras provas - por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) devido à pandemia de COVID-19, Leonel Pontes elogiou a medida. O treinador da equipa sub-23 de futebol do Sporting Clube de Portugal explicou que o mais acertado neste momento é preparar já 2020/2021.

"Tendo em conta o cenário - temos de nos reportar ao pior cenário possível e a realidade que estamos a observar em Itália, Espanha e França -, tem todo o sentido que o aglomerado de pessoas em determinadas áreas tenha de ser cortado. Acabar com o campeonato tem muito a ver com a indefinição de um futuro próximo. Não se sabe quando vai acabar esta pandemia nem se conhecem as consequências posteriores ao final do pico da pandemia. Não havendo uma data que pudéssemos definir, tem todo o sentido acabar a época e já começar a preparar a próxima", começou por dizer à Sporting TV.

Para Leonel Pontes, é verdade que ainda não existia campeão da Liga Revelação, mas a saúde pública falou mais alto. "Faltam-nos cinco jornadas e é verdade que há muita coisa em jogo, mas temos de olhar para o futuro. Nesse sentido, foi uma decisão que nos defende a todos e que nos protege da propagação de uma pandemia", adicionou.

Questionado sobre como o plantel reagiu ao fim da prova, o técnico não escondeu alguma frustração, mas assegurou que a decisão foi compreendida. "Todos estamos frustrados por não acabar a época. Todos os processos têm um começo, um meio e um fim. Acabar a época em primeiro lugar era um objectivo que todos perseguíamos. Tínhamos esperança de ser campeões nacionais apesar da distância que tínhamos para o primeiro lugar. O rendimento da equipa ia aparecer e íamos ser decisivos na luta pelo primeiro lugar. Os jogadores preferiam competir e lutar por um objectivo para o qual trabalhámos a época toda. Há objectivos de crescimento, de evolução e de preparação dos jogadores para a fase seguinte das suas carreiras. Há alguma frustração, mas toda a gente compreende que é uma paragem necessária e importante", referiu.

O que ainda não é conhecido é o futuro das competições profissionais, onde se insere a equipa principal orientada por Rúben Amorim. Por isso mesmo, o foco do conjunto sub-23 não pode deixar de existir. "Uma das chamadas de atenção aos jogadores foi de que era importante estarem preparados para a eventualidade de a equipa principal reiniciar os treinos e de nós também, como equipa de suporte. Há ainda a possibilidade de alguns jogadores serem chamados para trabalhar com a equipa principal. É um cenário que pode acontecer e um factor motivacional para que os jogadores se preparem da melhor forma possível", contou.

Por fim, Leonel Pontes fez um balanço de 2019/2020 para a equipa sub-23. "Foi uma época onde conseguimos muita coisa positiva. Lançámos três jogadores para a equipa principal - o Pedro Mendes, o Matheus [Nunes] e o Rodrigo [Fernandes]. O Rodrigo [Fernandes] e o Pedro Mendes já tiveram a oportunidade de jogar e o Pedro Mendes até já marcou. Para nós, foi uma grande vitória. Conseguimos também potenciar jogadores que vinham de um processo formativo a jogar pouco e com grande falta de confiança. As expectativas estavam muito baixas, como era o caso do Diogo Brás, do João Oliveira, do Nuno Moreira ou do Tomás Silva. Foram jogadores que deram a volta, que se tornaram competitivos e podem ser um futuro profissional de bom nível. Também conseguimos que muitos jogadores renovassem os seus contratos, o que foi sinal de que o rendimento foi elevado e que toda a gente olhou para eles com uma perspectiva futura. Lançámos juniores e juvenis, como o Joelson [Fernandes] ou o [André] Gonçalves. Muitos sub-18 fizeram parte desta equipa. (...) A formação do Sporting CP está viva, está bem e é uma das melhores do país. Ao contrário do que muita gente apregoa quando diz que tem melhor formação do que nós, temos muita qualidade, não só nos profissionais que trabalham na Academia Sporting como nos jogadores que cá temos. Somos um dos clubes que tem promovido mais jogadores a nível nacional ao longo dos últimos anos", concluiu.