Empate vantajoso mas injusto
05 Dez, 2025
Sub-23 saem do Algarve com a sua posição consolidada (2-2)
No Estádio Algarve, a equipa sub-23 de futebol do Sporting CP empatou 2-2 com o SC Farense, esta sexta-feira de manhã, na partida da 15.ª jornada da série B da Liga Revelação.
Os jovens Leões mereciam e deviam ter saído com a vitória neste embate com um concorrente directo, só que um penálti mal assinalado aos 75 minutos acabou por determinar o empate e, assim, anular a meritória reviravolta verde e branca – golos de Ivanildo Mendes e de Victor Guzmán (estreia a marcar) a fechar o primeiro tempo e a abrir o segundo, respectivamente.
Apesar disso, a duas rondas do fim, o Sporting CP (21 pontos) mantém o quarto lugar – a última vaga de acesso à fase final – e os dois pontos de vantagem sobre o SC Farense (19), quinto classificado.
E a entrada na partida foi até em falso para os comandados de Filipe Neto, que contaram com três novidades no ‘onze’: Zaïd Bafdili, Rafael Camacho e Victor Guzmán (estreia como titular) foram opção inicial nos lugares que tinham sido de Bento Estrela, Manuel Kissanga e Gabriel Silva na jornada anterior (3-2 GD Estoril Praia). No Algarve, quando ainda não se tinham cumprido os dois minutos iniciais, o SC Farense fez o 1-0 por Ruben Ribeiro, depois de Leonardo Oliveira ganhar em esforço um duelo na linha, surpreendendo por completo a defesa verde e branca.
Um arranque muito penalizador ao qual os jovens Leões tentaram responder assumindo a iniciativa com bola, de forma crescente, embora sem conseguir encontrar inspiração e ligações de sucesso com o ataque quase até ao intervalo.
Quase, porque foi preciso esperar até ao último lance do primeiro tempo para que a tendência se invertesse e, além disso, o primeiro remate do Sporting CP - tal como acontecera com os algarvios - deu em golo também. Aos 45+2’, quando parecia que a desvantagem ia vigorar até ao intervalo, Ivanildo Mendes tirou da ‘cartola’ um preciso remate em jeito que só acabou no fundo das redes para valer o 1-1 e relançou o encontro no segundo tempo.
E, no reatamento, os jovens Leões entraram por cima, mais perigosos e também a marcar. Fruto de uma combinação na direita entre Chris Grombahi e Daniel Costa, o lateral ganhou a linha e serviu na perfeição para o encosto de Victor Guzmán, que assinou o seu primeiro golo de Leão ao peito e confirmou a reviravolta verde e branca no Algarve, corria o minuto 52.
E pouco depois, o avançado peruano de 19 anos ficou muito perto de voltar a ‘facturar’, não fosse a defesa por instinto de Jakob Tånnander. Após estes bons indicadores, que ajudaram a transfigurar o Sporting CP, deu o seu lugar a Diogo Martins.
Já a formação de Faro, a ter de correr atrás no resultado e na classificação, passou por muitas dificuldades para ameaçar ofensivamente, só que à entrada para os últimos 15 minutos, de forma totalmente inesperada, beneficiou de um penálti erradamente assinalado – as imagens são claras – e reentrou na discussão do jogo, que do nada ficou mais incerto. No lance em questão, o guardião Miguel Gouveia socou apenas a bola, mas o castigo máximo foi convertido por Leandro Oliveira para o 2-2 que acabou por ser final.
Um empate, ainda assim, mais favorável para os interesses Leoninos, porém a vitória era não só merecida como de inteira justiça. Na próxima jornada, os sub-23 do Sporting CP visitam o SCU Torreense, equipa que já assegurou a passagem à próxima fase.
Sporting CP: Miguel Gouveia [GR], Daniel Costa, Guilherme Silva [C], Lucas Taibo, Rayhan Momade, Zaïd Bafdili, Rafael Camacho (Bento Estrela, 76’), Ivanildo Mendes (Martim Peixoto, 90+3’), Chris Grombahi, Micael Sanhá, Victor Guzmán (Diogo Martins, 60’)