Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Cubano de mão quente e leões de cabeça fria vencem em Presov

Por Jornal Sporting
13 Out, 2018

Mais um triunfo para os bicampeões nacionais na Liga dos Campeões

Era um jogo fundamental para poder lutar pelo apuramento e o Sporting CP apareceu ao melhor nível. Na Eslováquia, frente ao Tatran Presov, os leões venceram por 30-27, mantendo-se no segundo lugar do grupo (em igualdade pontual com o Bjerringbro/Silkeborg).

A intensidade do encontro demonstrou a importância que as duas equipas lhe atribuíram. Apesar de ter um adversário muito poderoso fisicamente do outro lado, os leões não se amedrontaram e entraram com qualidade no ataque, chegando ao 2-0, com dois golos de Frankis. Começava a mostrar-se o cubano, que iria ter um papel preponderante ao longo do jogo. Além da eficácia ofensiva, a turma de Hugo Canela mantinha-se concentrada na defesa, roubando bolas para sair em contra-ataque – e foi assim que construiu uma diferença de 5-9. Apoiado pelos seus adeptos, o Tatran Presov equilibrou e respondeu à superioridade verde e branca, passando inclusive para a frente do marcador. O primeiro tempo não iria afastar as duas equipas mas, ao intervalo, a curta vantagem era do Sporting CP (13-15).

Na etapa complementar, a igualdade prevaleceu. Os leões repetiram a boa entrada e chegaram ao 14-17, mas os eslovacos não ficaram para trás e marcaram quatro golos sem resposta (18-17). Estávamos a aproximar-nos da fase das decisões, em que os bicampeões nacionais se agigantaram. Depois do empate a 23-23, Frankis vestiu a capa de super-herói, marcando dois golos consecutivos em contra-ataque. Com poucos minutos para jogar, a pressão estava nas mãos do Tatran Presov. O Sporting CP tinha posto o pé no acelerador e concretizava todos os ataques – com alguma espectacularidade, como na jogada aérea entre Ghionea e Nikcevic -, conservando a vitória até ao fim. Frankis, com dez golos marcados, contribuiu decisivamente para o triunfo, mas a qualidade colectiva (e a experiência europeia que faltou em ocasiões anteriores) fez-se sentir. O sonho do apuramento ganhou outros traços de realidade.