Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Defender foi o melhor ataque

Por Jornal Sporting
31 Out, 2018

Madeirenses conseguiram surpreender na primeira parte, mas a maior concentração defensiva dos leões na segunda parte permitiu a reviravolta

De regresso após os compromissos de selecções, o Sporting CP recebeu e venceu o Madeira SAD, no Pavilhão João Rocha, por 34-29, chegando novamente ao primeiro lugar do campeonato. Apesar dos números do triunfo, a equipa de Hugo Canela chegou ao intervalo em desvantagem e teve de “puxar dos galões” na etapa complementar.

Ainda assim, o equilíbrio foi nota dominante durante a maior parte dos primeiros 30 minutos. O Sporting CP ia finalizando os seus ataques - pela direita, onde o brasileiro Chiuffa ia demonstrando estar de mão quente - e o Madeira SAD responia com igual eficácia. Os leões viriam a estar na frente por 10-8, numa fase em que conseguiram algumas saídas rápidas, mas a vantagem não duraria. Até ao intervalo, o conjunto de Paulo Fidalgo manteve a qualidade com a posse de bola e beneficiou do desacerto leonino na hora de rematar (houve pontaria a mais e os postes não foram simpáticos), saindo em vantagem por 14-17.

Para mudar o resultado, os bicampeões nacionais sabiam que era necessário colocar maior agressividade defensiva na quadra. E assim foi. A diferença de três golos esvaiu-se rapidamente, com Asanin (opção na segunda parte) a brilhar na baliza. Ruesga fez o golo que galvanizou a equipa e os adeptos, empatando a partida a 21-21. O espanhol estava inspirado – como de costume, diga-se – e assumiu imenso protagonismo nesta fase, completando a reviravolta para 23-22. O Madeira SAD, sem capacidade de aguentar o ritmo verde e branco, sofreu seis golos consecutivos (28-22), entregando os pontos ao Sporting. Daqui para a frente, e com a vitória no bolso, os comandados de Hugo Canela geriram as operações sem sobressaltos, com a “final” de sábado em mente.