Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Vaga garantida na fase de grupos da EHF European League

Por Sporting CP
28 Set, 2021

​Leões foram à Dinamarca vencer o TTH Holstebro por 28-31

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal garantiu esta terça-feira uma vaga na fase de grupos da EHF European League. O conjunto verde e branco bateu o TTH Holstebro por 28-31, na Dinamarca, em jogo referente à segunda mão da última ronda de qualificação.

Apesar da vantagem de seis golos alcançada no arranque da eliminatória (31-25), os Leões não entraram bem na partida e viram-se a perder por 4-0, resultado de algumas desconcentrações. Com pouco mais de três minutos de jogo decorridos, o técnico Ricardo Costa foi obrigado a pedir o time out para “acordar” os seus pupilos e logo a seguir, no reatamento, o capitão Salvador Salvador fez o primeiro golo verde e branco e abriu portas com vista à recuperação.      

Sensivelmente a meio da primeira parte, as várias rotações na equipa Leonina começaram a fazer efeito com um homem em destaque: Natán Suárez. O espanhol apontou quatro golos neste período e assumiu a liderança da equipa rumo à primeira desvantagem mínima (11-10). Ao mesmo tempo, Ricardo Costa ia rodando Manuel Gaspar, Yassine Belkaied e Skok na baliza.

Nos minutos que antecederam o intervalo, o Sporting CP passou a defender de forma mais pressionante e conseguiu roubar algumas bolas que terminaram em golo. Destaque para o “miúdo” Francisco Costa, que assinou três tentos e foi o jogador com sinal mais nesta fase, conduzindo a equipa até nova margem mínima antes do período de descanso (16-15).

A segunda metade abriu desde logo com a primeira liderança no placard para o Sporting CP: 16-17. Carlos Ruesga, com três golos no espaço de menos de cinco minutos, embalou a equipa, que partiu em fuga no marcador e foi alternando a diferença entre dois, três e quatro golos.

Na frente por 19-23 com 15 minutos para jogar, o Sporting CP exibia-se cada vez mais confortável, enquanto o TTH Holstebro revelava dificuldades em conter o poderio ofensivo dos Leões e em ripostar. Muito concentrada e agressiva, a defensiva verde e branca não dava hipóteses, assim como Matevž Skok, que se “agigantava” entre os postes com várias defesas.

Apesar de ter adoptado uma marcação mais individual nos últimos minutos, para aumentar a pressão sobre o Sporting CP, a formação dinamarquesa já não teve o discernimento necessário para se aproximar. Nota para a boa segunda parte assinada por Jens Schöngarth e Jonas Tidemand, além da entrada positiva de André José, que fechou o resultado final em 28-31.

Os Leões voltam a entrar em campo no próximo sábado, dia 2 de Outubro, em casa, diante do CF “Os Belenenses”, em jogo referente à terceira jornada do Campeonato Nacional.

Sporting CP: Manuel Gaspar [GR], Salvador Salvador [C] (2), Jens Schöngarth (3), Josep Folqués (2), Carlos Ruesga (3), Jonas Tidemand (3) e Francisco Tavares (4); Matevž Skok [GR], Edmilson (1), Francisco Costa (3), Natán Suárez (5), André José (2), Erekle Arsenashvili, Mamadou Gassama (3), Duarte Seixas, Yassine Belkaied [GR].