Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Igualdade decidida ao cair do pano

Por Sporting CP
27 Nov, 2022

​Leões empatam no clássico contra o FC Porto (29-29)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal empatou com o FC Porto 29-29, na tarde deste domingo, em encontro a contar para a décima jornada do Campeonato Nacional.

Cumprido um minuto de silêncio em homenagem a Fernando Gomes, o duelo arrancou no Pavilhão João Rocha com sinal mais para os homens da casa. Apesar de ter entrado em desvantagem, a turma de Alvalade passou para a frente no 3-2 e foi abrindo um fosso que aos 20 minutos era de cinco golos (10-5), com Leo Maciel a destacar-se com defesas importantes.

A superioridade verde e branca era inquestionável e empolgava os adeptos nas bancadas, mas nos últimos dez minutos da primeira parte o jogo entrou numa fase com muitas faltas duras e paragens, que levaram mesmo Victor Iturriza a ser expulso, com o FC Porto a conseguir chegar ao empate (10-10). Isto, após exclusões de Natán Suárez e Martim Costa quase em simultâneo.

Nos instantes que antecederam o tempo de descanso, o Sporting CP ainda conseguiu marcar através de Francisco Costa, só que o FC Porto fez novamente o empate em cima da buzina, fixando o resultado em 11-11 ao intervalo, números que deixavam tudo em aberto para segunda parte.

No regresso dos balneários, assistiu-se a um duelo muito equilibrado, com empates constantes, até que um parcial de 3-0, com dez minutos decorridos, permitiu ao Sporting CP colocar-se na frente por três golos de diferença (19-16). No entanto, os dragões responderam na mesma moeda e conseguiram roubar a liderança pela primeira vez na segunda metade com um 20-21.

A partir daí, e já com Manuel Gaspar entre os postes, os Leões andaram sempre a morder os calcanhares ao adversário e a diferença mínima no placard foi uma constante até à entrada para o último minuto (27-28). Aí, Natán Suárez empatou o jogo, Manuel Gaspar defendeu o ataque do FC Porto e Salvador Salvador, logo a seguir, devolveu a vantagem dos sete metros (29-28).

Com apenas cerca de dez segundos para disputar, e um Pavilhão João Rocha em verdadeira ebulição, Salvador Salvador foi expulso pelo árbitro e o FC Porto chegou novamente ao empate num livre de sete metros na sequência desse lance, pelo que os dois segundos que restavam já não deram para mais nada, chegando o jogo ao fim com uma igualdade no marcador a 29-29.

Nota de destaque para Martim Costa, que assinou mais uma grande exibição e assumiu muitas vezes as despesas dos Leões nos momentos ofensivos, terminando com onze golos marcados.

Apesar deste resultado, o Sporting CP mantém-se invicto na competição e ocupa segundo lugar com 29 pontos, menos um do que o FC Porto, que é líder da tabela mas conta ainda assim com mais um jogo disputado.

Os Leões voltam a jogar dentro de dois dias, na terça-feira (29 de Novembro), em casa diante dos húngaros do Balatonfüredi KSE, para a quarta jornada do grupo C da EHF European League.

Sporting CP: Leo Maciel [GR], Francisco Costa (4), Salvador Salvador [C] (3), Edy Silva (1), Josep Folqués (2), Mamadou Gassama (1) e Natán Suárez (2); Manuel Gaspar [GR], André José, Carlos Ruesga, Francisco Tavares (2), Étienne Mocquais (1), Patryk Walczak (2), Espen Våg, Edmilson Araújo e Martim Costa (11).