Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Ricardo Costa: "Temos a responsabilidade de ganhar"

Por Sporting CP
28 Nov, 2022

​Andebol recebe os húngaros do Balatonfüredi KSE esta terça-feira

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebe os húngaros do Balatonfüredi KSE, esta terça-feira (19h45), para a quarta jornada do grupo C da EHF European League.

Antes de abordar este duelo, o terceiro no espaço de apenas uma semana, o treinador Leonino Ricardo Costa elogiou as exibições da equipa na deslocação à Croácia, frente ao RK Nexe (32-31), e no clássico contra o FC Porto (29-29), afirmando que os jogadores demonstraram estar “preparados” para disputar as provas nacionais e internacionais de forma muito competitiva.

“A equipa bateu-se bem perante equipas pesadas. Na temporada passada já tínhamos tido a experiência de disputar duas competições ao mesmo tempo e de defrontar equipas do melhor que existe na Europa e em Portugal. As sensações têm sido boas”, começou por afirmar o técnico à Sporting TV, lamentando que a vitória tenha acabado por fugir ao cair do pano nos dois jogos.   

“Perdemos a oportunidade de ganhar em dois ou três segundos, mas a competição é mesmo assim e uma das coisas de que mais gostamos é de competir e estar à altura dos desafios, o que temos feito. Obviamente queremos vencer todos os jogos, mas nem sempre é possível. Há que continuar com este foco”, frisou, considerando a partida com o Balatonfüredi KSE, que ainda não somou qualquer triunfo em três jogos na EHF European League, “absolutamente decisiva”.

“Temos de conseguir os dois pontos em todos os jogos disputados em casa. O Balatonfüredi KSE perdeu por 14 golos com o RK Nexe na segunda ronda, mas tem vindo a subir de produção. Mesmo no campeonato, estes dois últimos jogos deles já foram francamente melhores. Temos a responsabilidade de ganhar porque somos melhores e conhecemos o adversário, mas temos de respeitá-los. A este nível, um dia em que não estamos bem é uma oportunidade que os adversários podem aproveitar para causar problemas. Temos de demonstrar dentro de campo que somos superiores pois só assim conseguiremos vencer”, alertou o técnico verde e branco.

Ricardo Costa analisou depois as características deste opositor. “Em termos defensivos, optam por jogadores não muito móveis mas fortes fisicamente. O pivô, que joga no ataque e na defesa, tem 2,06 metros, um pouco à imagem do que aconteceu com o RK Nexe na zona central. Depois, esperamos muito tiro exterior, tanto do número 3 como do 5. É algo que muitas vezes não acontece no campeonato português, mas que sabemos que todas as equipas na Europa têm e que é um traço comum também nas equipas húngaras. Esperamos um jogo físico”, considerou.

O líder do conjunto de Alvalade realçou ainda o ambiente vivido no Pavilhão João Rocha frente ao FC Porto, convidando os adeptos a apoiar a equipa contra o Balatonfüredi KSE. “Adorávamos ter sempre esse ambiente, é fantástico jogar no Pavilhão João Rocha com tantos adeptos. A equipa precisa sempre dessa força, ajudaram-nos contra o FC Porto e têm-nos ajudado durante toda a temporada. Venham que nós cá estaremos disponíveis para mais uma grande luta”.