Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Entrada em falso terminou com vitória confortável

Por Sporting CP
05 Fev, 2023

Andebol bate ADA Maia e sobe à liderança isolada (35-27)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu a ADA Maia por 35-27, na tarde deste domingo, em partida a conta para a 13.ª jornada do Campeonato Nacional.

No segundo de três jogos no espaço de apenas quatro dias, após a pausa de mês e meio para a realização do Mundial de selecções, os Leões, sem poderem contar com Francisco Costa, Edmilson Araújo e Carlos Ruesga, enfrentaram o 12.º e antepenúltimo da tabela classificativa.

Os visitantes arrancaram melhor, com um parcial de 1-5 que aumentaram depois para 3-8 ao fim dos dez minutos inaugurais, num início de jogo marcado por muitas faltas, paragens e exclusões, em que o Sporting CP foi bastante perdulário na finalização e permissivo na defesa.

Depois disso, e apesar da boa réplica por parte do adversário, a turma de Ricardo Costa equilibrou o tabuleiro de jogo e foi recuperando aos poucos. O empate no marcador chegou por isso sem surpresa, a quatro minutos do intervalo (12-12), com Salvador Salvador em destaque.

Na recta final, veio ao de cima o maior poderio do Sporting CP, que conseguiu a primeira vantagem (13-12), com um golo de Francisco Tavares, e ainda foi a tempo de dilatar a diferença para dois até ser atingido o tempo de descanso, descendo aos balneários na frente por 16-14.

Na segunda parte, os papéis inverteram-se e foram os Leões a começar com sinal mais, ao alcançarem um parcial de 8-2 (24-16). O ataque mostrou-se bastante mais agressivo e, entre os postes, o reforço André Kristensen exibiu-se em bom plano, fechando os caminhos para a baliza.

O conjunto de Alvalade foi então dilatando a margem sem dificuldades de maior e, com apenas 15 minutos jogados, já vencia por uns confortáveis dez golos (29-19). No entanto, os visitantes não desistiram e ripostaram com 1-5, conseguindo aproximar-se novamente no placard: 30-24.

Apesar disso, a resposta não durou muito pois o Sporting CP voltou a mandar no jogo e confirmou o triunfo, num final que trouxe a estreia na equipa principal de António Madaleno, jovem de 18 anos que é primo de Salvador Salvador, e Miguel Bernardino, ponta de 17 anos.

Nota de destaque para Francisco Tavares (8 golos), Martim Costa (7), Salvador Salvador (6) e Natán Suárez (6), que foram os melhores marcadores do conjunto Leonino na partida.

O Sporting CP, que com este resultado acertou calendário e subiu à liderança isolada, com 37 pontos, volta a entrar em acção já na terça-feira, dia 7 de Fevereiro, na Áustria, para defrontar o Alpha HC, em duelo referente à sétima jornada do grupo C da EHF European League.  

Sporting CP: Leo Maciel [GR], Salvador Salvador [C] (6), Martim Costa (7), Mamadou Gassama (1), Natán Suárez (6), Patryk Walczak (1) e Étienne Mocquais (1); André Kristensen [GR], Francisco Tavares (8), Josep Folqués (4), Edy Silva, Espen Våg (1), António Madaleno e Miguel Bernardino.