Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Ricardo Costa: "Jogadores deram resposta positiva"

Por Sporting CP
05 Fev, 2023

Técnico destacou reacção Leonina após entrada em falso frente à ADA Maia

Confirmado o triunfo caseiro sobre a ADA Maia (35-27), em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Nacional, o treinador da equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal, Ricardo Costa, reconheceu que os Leões não tiveram uma boa entrada em campo, mas destacou a reacção dos jogadores e ainda o facto de este triunfo ter permitido a subida à liderança isolada da tabela.

“Foi uma entrada em falso da nossa equipa, sem compromisso, e o máximo responsável sou eu. Não tivemos de rectificar aspectos técnico-tácticos, mas sim de atitude, e a partir dos últimos dez minutos da primeira parte já fomos mais parecidos connosco próprios. Na segunda parte entrámos bem e dilatámos o marcador”, começou por afirmar em declarações à Sporting TV.

“O aspecto mais positivo a retirar deste jogo é que agora estamos em primeiro no campeonato. Tínhamos muita expectativas para este jogo, que só pudemos disputar agora por causa da Taça Ibérica. Ainda assim, acabámos por sobrecarregar um pouco os atletas porque tivemos um jogo ontem, um hoje e vamos ter outro terça-feira”, disse, recusando, no entanto, qualquer desculpa.

“Podemos enumerar muitas desculpas, como o cansaço, as selecções ou termos menos sete atletas, mas não queremos centrar-nos nisso. O importante é focarmo-nos nos três pontos e nisso fomos guerreiros no sentido em que as coisas estavam complicadas para o nosso lado. Nada saía, falhámos na defesa e em inúmeras situações fáceis no ataque, mas quando é assim temos de apelar um pouco ao sentido de responsabilidade e os atletas deram resposta positiva”.

Ricardo Costa realçou ainda as estreias pela equipa principal de António Madaleno, jovem de 18 anos que é primo de Salvador Salvador, e ainda Miguel Bernardino, ponta de 17 anos. “É altamente profícuo para eles e para nós. É importante haver esta relação com a equipa B e é bom que eles tenham este prémio. Quero dar-lhes os parabéns pela estreia e que venham mais”.

Também Francisco Tavares, que foi o melhor marcador Leonino com oito golos, admitiu que a equipa não entrou da melhor forma. “Queríamos ter dado melhor resposta de início. Custou-nos um pouco mais por termos jogado ontem, mas não pode ser desculpa, temos de entrar melhor. A segunda parte já foi mais à nossa imagem e ganhámos, que era o mais importante”.

O ponta de 26 anos abordou depois o calendário apertado no mês de Fevereiro, com jogos de três em três dias e viagens para disputar as competições europeias. “Vai ser muito duro, mas objectivo era claro: tínhamos de ganhar estes dois jogos para estarmos em primeiro lugar. Na terça-feira temos um jogo muito importante, mas primeiro estávamos focados nos dois jogos deste fim-de-semana. Agora sim já podemos pensar na Europa, em que o objectivo também é a vitória, apesar de ser escasso o tempo para trabalhar. Vamos fazer tudo para trazer a vitória”.