Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Triunfo no regresso à competição

Por Sporting CP
18 Mar, 2023

​Andebol vence em casa do FC Gaia e mantém-se invicto na liderança (30-32)

A equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal foi a casa do FC Gaia vencer por 30-32, este sábado, em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional. Com este resultado, os Leões mantêm-se invictos na competição e conservam o primeiro lugar isolado na tabela classificativa.

De volta após os compromissos das selecções nacionais, a turma de Alvalade viu a formação da casa, que tinha defrontado e vencido antes da paragem (27-34), para a Taça de Portugal, entrar melhor na partida e liderar até ao 5-3. No entanto, o Sporting CP respondeu, estancou o ataque rival através da sua defesa agressiva e obteve um parcial de 0-6, passando para a dianteira (5-9).

Apesar da vantagem conseguida, os comandados de Ricardo Costa mostraram-se depois algo perdulários na finalização, com o conjunto de Vila Nova de Gaia a aproveitar para aproximar-se novamente (11-12). Ainda assim, à medida que o cronómetro se foi aproximando do intervalo, os Leões foram fugindo mais uma vez no marcador, chegando ao descanso a vencer por 12-16.

No regresso para a segunda parte, o Sporting CP foi mantendo sempre uma vantagem média de cinco golos no placard, sem necessidade de acelerar muito, o que lhe permitiu começar a rodar a equipa. Ao mesmo tempo, o guarda-redes André Kristensen destacava-se entre os postes com várias defesas de excelente nível, contribuindo de forma decisiva para o resultado desnivelado.

Apesar de terem chegado a ter sete golos de diferença (20-27), os visitantes viram o FC Gaia reagir e ficar a apenas um de distância (30-31) a poucos segundos da buzina. No entanto, o triunfo verde e branco nunca esteve realmente em perigo, pois os Leões souberam gerir os últimos momentos do jogo, com Mamadou Gassama a arrumar a questão com o golo do 30-32.

Nota de destaque para a exibição de Francisco Costa, que foi o melhor marcador Leonino com sete golos apontados, seguido de Étienne Mocquais e Mamadou Gassama, ambos com cinco.

Os Leões voltam a jogar já na próxima terça-feira, dia 21 de Março, em casa dos espanhóis do CD Bidasoa, no encontro referente à primeira mão dos oitavos-de-final da EHF European League.

Sporting CP: André Kristensen [GR], Francisco Tavares (2), Étienne Mocquais (5), Francisco Costa (7), Martim Costa (4), Patryk Walczak e Espen Våg (1); Leo Maciel [GR], Edy Silva (3), Edmilson Araújo, Natán Suárez, Carlos Ruesga (1), Salvador Salvador (2), Mamadou Gassama (5), Ronaldo Almeida e Josep Folqués (3).