Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto EHF/CD Bidasoa

Leões escorregam em casa do CD Bidasoa

Por Sporting CP
21 Mar, 2023

Desaire no País Basco por 30-27

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal perdeu, esta terça-feira, por 30-27, frente aos bascos do CD Bidasoa, na primeira mão dos oitavos-de-final da EHF European League.

Os Leões até saíram para os balneários, ao intervalo, com uma vantagem de um golo (11-12), mas acusaram bastante uma longa paragem - de mais de 20 minutos - devido às más condições do piso, que, pela humidade, estava a colocar em perigo a integridade física dos atletas. A equipa de arbitragem ponderou mesmo adiar o jogo para quarta-feira de manhã, mas decidiu retomar a partida.

Partida que teve mesmo duas partes distintas. Nos primeiros 30 minutos, mas essencialmente durante cerca de 14 minutos, a formação de Ricardo Costa foi melhor. Mais ágil, com mais argumentos técnicos e boas soluções de remate, os Leões estavam na frente por 4-6, pese o facto de muitos jogadores de ambas as equipas escorregarem devido à humidade dentro das quatro linhas.

A paragem acabou por fazer mal ao Sporting CP, com o conjunto basco a adaptar-se melhor às precárias condições do piso e a conseguir sucessivas igualdades, enquanto o emblema de Alvalade começava a viver mais de rasgos individuais, suportado na qualidade técnica de Salvador Salvador e de Edy Silva, pivô que fez dois golos, o último dos quais a fixar o resultado ao intervalo na vantagem de um golo.

No segundo tempo, foi o CD Bidasoa a entrar melhor e a marcar da ponta esquerda para nova igualdade, desta feita a 12. E, pela primeira vez, aos 34 minutos, a equipa espanhola colocava-se na frente por 13-12, com o Sporting CP a revelar algumas dificuldades no ataque.

Não foi imediatamente que o Sporting CP conseguiu a resposta, pois o CD Bidasoa, à entrada para os primeiros dez minutos do segundo tempo e à boleia da boa exibição do guarda-redes tunisino Medhi Harbaoiu, que deteve várias tentativas dos andebolistas Sportinguistas e até livres de sete metros, até aumentou a diferença.

A reacção do Sporting CP aconteceu a partir dos 40 minutos, com o conjunto Leonino a diminuir gradualmente a desvantagem.

Com o resultado em 20-25, os irmãos Costa - Martim e Francisco - conseguiram relançar o jogo para os Leões, com os contributos também através dos remates certeiros de Edy Silva e de Josep Folqués. Martim Costa chegou a encostar o Sporting CP a um golo de diferença com o resultado em 21-20, no entanto, a equipa espanhola foi capaz de se distanciar, novamente, para uma diferença de quatro golos.

Sempre a ter de correr atrás no marcador a também com alguma dificuldade em acertar nos sete metros - foram desperdiçados três no segundo tempo - o conjunto Sportinguista entrou para os últimos três minutos a perder por três golos (28-25) e acabou sair derrotado pelos números finais de 30-27, depois de Edy Silva ter marcado no último segundo, com o Sporting CP a ter de anular na próxima terça-feira, no Pavilhão João Rocha, a diferença fixada no recinto da equipa basca.

Apesar do desaire, o jogo deixou a sensação de os Leões terem total capacidade para recuperarem da desvantagem com que saíram de Espanha.

Sporting CP: Edy Silva (5), Edmilson Araújo, Francisco Costa (8), Natán Suárez, Patrk Walczak (1), Carlos Ruesga, Salvador Salvador [C] (1), Espen Våg (1), Mamadou Gassama (2), Andrè Kristensen [GR], Francisco Tavares (1), Étienne Mocquais, Leo Maciel [GR], Ronaldo Almeida, Josep Folqués (1) e Martim Costa (7).