Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

"Correndo bem na selecção é sempre mais fácil trazer confiança para o clube"

Por Sporting CP
02 Fev, 2024

Martim Costa abordou o seu brilhante Europeu e projectou a estreia Leonina na Taça

Mais de um mês depois, devido à realização do Campeonato da Europa da modalidade, a equipa principal de andebol do Sporting Clube de Portugal regressa à acção, este sábado (18h00), com a estreia na Taça de Portugal: o AC Fafe, da II Divisão, é o adversário nos 16-avos-de-final.

Para abordar o regresso ao trabalho às ordens de Ricardo Costa e lançar a primeira partida dos Leões em 2024, o porta-voz do grupo foi Martim Costa, jovem lateral esquerdo que foi a grande figura da selecção portuguesa no Europeu – terminado em sétimo lugar e com o apuramento garantido para o torneio pré-olímpico de acesso a Paris 2024.

Aos 21 anos, o andebolista do Sporting CP encantou a Alemanha - palco do torneio - e o mundo do andebol: em sete jogos, acabou com 54 golos marcados e sagrou-se como melhor marcador do Europeu, além de ter sido eleito para a equipa ideal do Europeu (All Star Team) como melhor lateral esquerdo da prova.

"A capacidade de um atleta saber reagir a coisas menos boas é muito importante e acho que consegui ter essa capacidade depois do jogo contra a Grécia. Consegui seguir em frente e apresentar-me a bom nível contra a Chéquia e, depois, quando a confiança está em alta é mais fácil jogar", começou por dizer aos meios de comunicação Leoninos, acrescentando: "sem a equipa não tinha conseguido os prémios que alcancei".

Martim Costa tornou-se não só o primeiro português a ficar no topo da lista dos marcadores de um Europeu, como também o mais jovem jogador a alcançar tal feito. "Claro que é muito bom e gratificante receber estes prémios, mas um jogador tem de trabalhar diariamente sem viver obcecado com isso. Eu trabalho para ajudar a minha equipa e, com isso, depois podem vir estes troféus. É extraordinário ter sido o melhor lateral esquerdo e o melhor marcador", reconheceu, antes de elogiar também as exibições dos outros três andebolistas do Sporting CP que representaram Portugal: Francisco Costa, Pedro Portela e Salvador Salvador.

"Cada um de nós esteve muito bem no Europeu. O Kiko e o Portela também foram nomeados para melhores jogadores [do torneio] nas suas posições e o Salvador fez um trabalho incrível na defesa. Correndo bem na selecção é sempre mais fácil trazer confiança para o clube", atirou Martim Costa.

Recordado e encerrado o capítulo do Europeu, agora o foco volta a direccionar-se para o regresso ao trabalho e à competição no Sporting CP. "Já estava com saudades, é um prazer trabalhar com eles todos os dias no Sporting CP. Agora estamos focados no que se segue no campeonato e na Taça", garantiu o jovem Leão.

E o próximo passo é a estreia na Taça de Portugal com a visita ao segundo classificado da II Divisão. "Temos de tornar o jogo fácil. Sabemos que somos superiores ao AC Fafe, mas se nos deixarmos deslumbrar por isso e não formos focados para o jogo as coisas podem complicar-se. Queremos fazer o nosso trabalho e seguir em frente na Taça de Portugal", apontou Martim Costa, antes de traçar a ambição da equipa verde e branca na competição.

"Ganhámos as duas últimas Taças de Portugal e queremos conquistar a terceira. Os nossos objectivos passam por ganhar tudo em Portugal", sentenciou.