Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Ricardo Costa: "Para vencer e passar à próxima fase necessitamos do apoio do nosso público"

Por Sporting CP
26 Fev, 2024

Leões do andebol reencontram Füchse Berlin, agora no Pavilhão João Rocha

Há uma grande noite europeia em perspectiva, esta terça-feira (19h45), no Pavilhão João Rocha. A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal vai receber os alemães do Füchse Berlin para disputar a terceira jornada do grupo IV da ronda principal da EHF European League.

Depois da histórica vitória verde e branca na Alemanha (31-32), na semana passada, que deixou tudo igual no topo da tabela - ambos com seis pontos -, agora os Leões de Ricardo Costa procuram repetir a façanha em casa, o que garantiria desde logo o apuramento directo para os quartos-de-final da prova - mesmo com uma última jornada por disputar. Para isso, o andebol do Sporting CP já sabe que vai contar com um 'reforço' de peso: um Pavilhão João Rocha já com bilhetes esgotados.

Na antecâmara de um duelo que pode ser decisivo, Ricardo Costa, técnico Leonino, falou aos meios de comunicação do Clube e começou por destacar o grau de dificuldade do desafio que se segue frente ao actual líder da poderosa liga alemã.

"Não vamos ganhar porque ganhámos anteriormente. Temos de continuar a ser competentes e fazer aquilo que sabemos fazer. Ganhar uma vez ao Füchse Berlin é difícil, ganhar duas ainda mais e complicadíssimo é fazê-lo de forma consecutiva", sublinhou, embora, para lá da teoria, se tenha mostrado confiante na equipa que orienta.

"Na prática sentimos que podemos fazer melhor do que fizemos em Berlim", considerou, acrescentando que "há aspectos que podemos corrigir", relembrando um duelo com duas partes diferentes: "a primeira parte não foi boa e a segunda foi muito boa".

Para este reencontro, Ricardo Costa espera novamente um "Füchse Berlin de alto nível" e detalhou alguns dos ingredientes que os Leões terão de ser capazes de colocar em campo "para o vencer e passar à próxima fase". Entre eles, "o apoio do nosso público", enalteceu, bem como "uma entrega total, conseguir passar por maus momentos, como aconteceu em Berlim, e ter o discernimento para nos mantermos dentro do jogo", enumerou.

"Jogar contra uma equipa destas e contra os protagonistas que estão do outro lado é altamente difícil", reforçou o técnico verde e branco, embora sem esconder também, por outro lado, a qualidade dos seus jogadores, que formam "uma equipa com potencial e capacidade de causar muitos problemas à equipa alemã", frisou.

Para isso, "todas as vertentes do jogo são importantes" frente ao actual detentor da EHF European League, alertou Ricardo Costa. "Teremos de ter atenção à parte defensiva, porque sem isso não vamos conseguir ganhar e de uma coisa tenho a certeza: o Füchse Berlin não vem aqui poupar nada, porque se o fizer, perde. Vão jogar na máxima força, sabem que o Sporting CP lhes pode ganhar e nós queremos ganhar e passar à seguinte fase", reafirmou.

Por fim, estando na véspera deste duelo europeu, o treinador dos Leões do andebol perspectivou "um dia bonito com o pavilhão completamente cheio". "Queremos oferecer a vitória aos nossos adeptos e é para isso que vamos trabalhar muito", acrescentou, antes de traçar a enorme ambição da equipa do Sporting CP nesta edição da EHF European League.

"Não escondemos que temos o sonho de jogar uma final four e, se possível, ganhar. Acho que é legítimo para uma equipa como nós e para o Sporting CP. Temos este sonho, mas o mais importante é passar à próxima fase. Se o conseguirmos fazer já amanhã, seria óptimo, porque a época já vai longa, tudo está por decidir e quantos menos jogos os atletas tiverem, melhor", concluiu Ricardo Costa, apontando a esta terça-feira.