Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Fernando Veludo

Atletismo faz pleno histórico

Por Sporting CP
02 Out, 2022

Sporting CP venceu colectivamente em todas as categorias do Campeonato Nacional de Estrada

Foi um domingo de medalhas, intensidade e alta rotação para o meio fundo do atletismo do Sporting Clube de Portugal. Leões e Leoas estiveram em competição no Campeonato Nacional de Estrada que aconteceu em Joane, Vila Nova de Famalicão, e fizeram história ao vencerem pela primeira vez nas quatro equipas.

A manhã começou com a saída das atletas femininas, que ao longo de 10 quilómetros deram o tudo por tudo tanto em seniores como em juniores. No fim os resultados foram dois títulos nacionais colectivos, o sexto consecutivo em seniores, e a nível individual Ana Mafalda Ferreira arrecadou a prata (34,03) pelo segundo ano consecutivo e Sara Catarina Ribeiro colocou o bronze ao peito (34,30). Em juniores Rita Figueiredo (sub-20) foi primeira com o tempo de 35,46s.

"O meu segundo lugar foi um pouco agridoce. Lutei até ao fim pelo título, mas a adversária foi mais forte. Tentei manter-me o mais concentrada possível na prova. Aos cinco quilómetros estávamos as duas isoladas na frente e a partir daí tentei gerir ao máximo, mas a adversária reagiu sempre. Faltou ganhar, mas estou muito feliz pela prata conquistada. Repeti o segundo lugar do ano passado e sou vice-campeã nacional", disse Ana Mafalda Ferreira no rescaldo da prova.

Em masculinos, os resultados também foram de excelência em seniores e em juniores.

Em seniores, Rui Pinto alcançou o ouro, com o tempo de 29 minutos e 41 segundos, e Lucas da Silva colocou o bronze ao peito, depois de correr os 10 quilómetros em 29,45s, com o título colectivo a ser também alcançado. Em juniores, Lourenço Ferreira (32,26) foi terceiro, Duarte Santos foi segundo classificado com o tempo de 32,21 e o Sporting CP também venceu por equipas.

"É sempre especial competir neste género de provas. Todos sabemos a importância que a mesma tem para o Clube, portanto viemos com o máximo de compromisso para respeitar a camisola do Sporting CP e podermos todos contribuir para um título nacional", afirmou o medalhado Rui Pinto.

O balanço da prova foi por isso muito positivo. "Vamos desfrutar do momento. Isto era algo que nunca tínhamos conquistado. O Sporting CP nunca tinha conseguido o pleno. Como pessoas ambiciosas que somos, trabalhamos sempre pelo melhor e desta vez conseguimos, claro que com algumas dificuldades porque os adversários também estão cá é para nos dificultar a vida. Conquistámos quatro títulos colectivos, quatro títulos muito saborosos", disse Paulo Reis, coordenador técnico do atletismo do Sporting CP.