Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FP Atletismo

Patrícia Mamona de bronze na Turquia

Por Sporting CP
04 Mar, 2023

Mais uma medalha Leonina nos Europeus em pista coberta

Patrícia Mamona conquistou, este sábado, a medalha de bronze na prova de triplo salto dos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta que estão a ter lugar em Istambul, na Turquia.

A atleta do Sporting Clube de Portugal entrou logo com 14,16 metros, fazendo bem melhor do que a maioria das adversárias, mas a turca Tuğba Danışmaz, a competir em casa, não podia pedir um começo melhor: 14,31 metros e recorde nacional, apresentando-se como grande ameaça à portuguesa.

A italiana Dariya Derkach subiu ao segundo lugar com 14,20 metros no segundo ensaio, enquanto Patrícia Mamona não foi além dos 13,98 metros. Seguiram-se saltos menos positivos e o pódio não sofreu mais alterações: ouro para a atleta da Turquia, prata para a saltadora de Itália e bronze para a portuguesa Patrícia Mamona.

Foi a terceira medalha verde e branca nesta competição, depois do ouro de Auriol Dongmo (Portugal) e do bronze de Roman Kokoshko (Ucrânia), ambos no lançamento do peso.

Mais cedo, de manhã, Carlos Nascimento foi o primeiro a entrar em prova para a primeira ronda dos 60 metros. Logo no primeiro heat, o Leão foi quarto classificado com 6''71, assegurando um lugar nas meias-finais. Aí, na terceira e última corrida dessa fase, Carlos Nascimento terminou no sétimo lugar, novamente com 6''71, acabando eliminado da prova.

Nos 60 metros barreiras, Abdel Larrinaga também conseguiu o apuramento para as meias-finais. Ao terminar em quinto no primeiro heat da primeira ronda com 7''77, o atleta verde e branco conseguiu ser repescado para a fase seguinte e volta a correr na manhã deste domingo.

Na mesma prova, mas nos femininos, Olímpia Barbosa não foi além da primeira ronda, ficando na sexta posição do quarto heat com 8''21.

Já no salto em comprimento foi a vez de Evelise Veiga entrar em prova e assegurar um lugar na final - marcada para a tarde deste domingo. Ao conseguir 6,53 metros na terceira tentativa, a saltadora Leonina conseguiu a melhor marca pessoal do ano e ficou no sétimo lugar da qualificação, sendo uma das oito atletas que vão lutar pelas medalhas.

Para além dos já referidos, também Andriy Protsenko, ao serviço da Ucrânia, vai competir este domingo, disputando a final do salto em altura.