Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Sporting CP

Atletas Leoninos brilham na Taça da Europa de lançamentos

Por Sporting CP
12 Mar, 2023

Três medalhas conquistadas em Leiria

O atletismo do Sporting Clube de Portugal voltou a deixar a sua marca em mais uma prova internacional. Durante este fim-de-semana, decorreu, em Leiria, a Taça da Europa de lançamentos e foram três as medalhas arrecadadas por atletas Leoninos: ouros para Jéssica Inchude e Roman Kokoshko, ambos no lançamento do peso, e prata para Liliana Cá no lançamento do disco.

A primeira conquista chegou logo no sábado e para Jéssica Inchude, que depois de um inglório quarto lugar nos Campeonatos da Europa de Pista Coberta se exibiu em grande. A lançadora portuguesa foi regular e logo no seu segundo ensaio atingiu a marca de 18,14 metros, que lhe daria o lugar mais alto do pódio - cinco centímetros à frente da alemã Yemisi Ogunleye - e também a liderança europeia da disciplina ao ar livre nesta temporada.

Antes, Inchude tinha inaugurado o concurso com um lançamento de 17,33 metros e nos restantes atingiu 17,73 metros, 18,13 metros e 17,73 metros e, por fim, um nulo.

Já no domingo, foi Liliana Cá a primeira Leoa a brilhar em Leiria. Depois de ter sido medalha de bronze no ano passado, a lançadora do disco portuguesa desta vez fez-se com a prata e logo graças à sua melhor marca da temporada: 64,32 metros, conseguida depois de três nulos nos primeiros lançamentos e de outro fixado nos 59,86 metros. No último, voltou a chegar aos 60 metros (60,07).

Pouco depois, o ucraniano Roman Kokoshko voltou a dar mais uma demonstração de força no lançamento do peso, depois de no passado fim-de-semana se ter sagrado Campeão da Europa em pista coberta. Agora, na Taça da Europa, o atleta verde e branco subiu, mais uma vez, ao topo do pódio.

Após ter-se ficado sempre atrás da marca dos 21 metros - 20,99; 20,18; 20,85 - e um nulo pelo meio, Roman Kokoshko bateu toda a concorrência com um lançamento de 21,52 metros, que lhe vale também a liderança europeia.

Assim, no cômputo geral, a Ucrânia acabou como o país mais medalhado (cinco) na Taça da Europa de lançamentos, com o contributo de um atleta do Sporting CP e, por sua vez, Portugal foi terceiro com três medalhas alcançadas, duas delas conseguidas pelas Leoas Jéssica Inchude e Liliana Cá.