‘Leoas’ conseguem primeira vitória
18 Out, 2015
Sporting consegue reviravolta e vence Lousada por 64-60
As seniores femininas de basquetebol venceram esta tarde o Lousada AC por 64-60, em encontro relativo à segunda jornada do Campeonato Nacional Liga Feminina, que representou o primeiro triunfo da formação ‘leonina’ no escalão máximo da modalidade.
Numa partida marcada pelo equilíbrio, as ‘leoas’ estiveram quase sempre em desvantagem no resultado, correndo atrás do prejuízo e recolhendo os merecidos frutos no último período, com uma recuperação e reviravolta no marcador dignas de registo. No final do primeiro período, o conjunto do Lousada AC vencia por 14-10 e a meio do segundo a desvantagem ‘leonina’ era de nove pontos (20-29). A exagerada diferença pontual fez soar o alarme do conjunto comandado por Luís Abreu, que se aplicou e iniciou uma esforçada recuperação, comandada por Khyra Conerly, que marcou 10 pontos na última metade do segundo período e ajudou o Sporting a chegar ao descanso com o parcial de 33-36.
O esforço realizado no final do segundo período quase foi por água abaixo no início do terceiro, com a formação do Lousada AC a aproveitar uma série de desatenções do lado ‘verde e branco’ para voltar a aumentar a vantagem para 35-45. O Sporting passava por um período onde atacava mal e defendia pior, mas, após um desconto de tempo pedido pelo técnico Luís Abreu, as ‘leoas’ voltaram a cair em si e aproximaram-se do adversário, que, ainda assim, conseguiu chegar ao final do terceiro período com um parcial de 43-51.
O último período chegou e trouxe consigo a reviravolta ‘leonina’. O Sporting acertou no processo defensivo (permitiu apenas nove pontos à formação do Lousada AC) e foi eficaz ofensivamente, com Arantxa Mallou em plano de destaque ao assinar oito pontos. A um minuto do final, Dora Duarte conseguiu um precioso triplo, colocando o resultado em 59-60. Meio minuto mais tarde, Arantxa Mallou consumou a reviravolta e colocou as ‘leoas’ a vencer por 62-60, antes de assistir Bineta N’doye para o 64-60 que carimbou a vitória do Sporting.
Bineta N’doye foi a melhor marcador ‘leonina’, com 22 pontos, seguida de Khyra Conerly, com 16, e Dora Duarte, com 12.