Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Mário Vasa

Na final four da Taça de Portugal

Por Sporting CP
27 Mar, 2021

Basquetebol vence Vitória SC por 78-80

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal assegurou, este sábado, a presença na final four da Taça de Portugal ao vencer o Vitória SC por 78-80 nos quartos-de-final. Na deslocação a Guimarães, a turma verde e branca triunfou com os resultados de 25-21, 20-16, 19-26 e 14-17 nos quartos.

Como habitual, os minhotos revelaram-se adversários complicados e entraram com toda a força. James Ellisor até inaugurou o marcador a partir da linha de lance livre, mas o Vitória SC conseguiu, rapidamente, colocar-se na frente com alguma vantagem (9-4, 12-6 e 17-10) graças aos triplos de Tyler Seibring e de Ricardo Monteiro.

Os Leões reagiram e foram-se aproximando cada vez mais dos visitados. Depois dos lançamentos acertados de João Fernandes, Micah Downs e Travante Williams, foi James Ellisor a facturar para o Sporting CP ficar a apenas um ponto de diferença (22-21). Contudo, um triplo de Alexander Peacock, o Vitória SC chegou ao final do primeiro período a vencer por 25-21.

O Sporting CP entrou bem no período seguinte e, através de Shakir Smith e James Ellisor, conseguiu mesmo passar para a frente do marcador (25-26). Shakir Smith, pouco depois, acertou um lançamento triplo que fez o 27-29 e o equilíbrio continuou nos minutos seguintes. A quatro minutos e meio do intervalo, João Fernandes fez o 35-37 para o Sporting CP, mas o Vitória SC conseguiu um parcial de 10-0 e, assim, vencia por 45-37 no final do segundo quarto.

O bom momento do Vitória SC continuou depois do intervalo, com o Sporting CP a ter dificuldade em responder nos primeiros minutos. Foi só a partir do meio do quarto que os jogadores de Luís Magalhães aceleraram e foram-se aproximando cada vez mais do adversário no marcador. A cerca de três minutos dos 30, Shakir Smith acertou um lançamento triplo que voltou a colocar o Sporting CP na frente (55-57), mas, mais uma vez, o Vitória SC respondeu e chegou aos 64-57. Desta vez, ainda assim, e com João Fernandes e Diogo Ventura em destaque, foi o Sporting CP a fechar o quarto da melhor forma e a deixar tudo em aberto para os dez minutos finais graças ao 64-63 no marcador.

Se o Sporting CP já tinha estado em grande nível no terceiro quarto, o último pertenceu quase por inteiro ao emblema de Alvalade. João Fernandes empatou o resultado a 66 pontos, Shakir Smith passou para 66-68 e Micah Downs, com um triplo, aumentou a vantagem para cinco pontos. James Ellisor e Diogo Ventura colocaram um fosso ainda maior entre os dois conjuntos, chegando aos oito pontos (68-76). Por esta altura, o Sporting CP tinha um parcial favorável de 13-2.

Uma reacção do Vitória SC reduziu a diferença para quatro pontos nos 74-78, a menos de três minutos do fim, e para dois pontos nos 78-80, a cerca de um minuto do término do desafio, mas o Sporting CP conseguiu segurar a vantagem e garantir a passagem à final four da Taça de Portugal, competição onde é o actual detentor do troféu.

O sorteio da final four da Taça de Portugal, que se vai realizar a 10 e 11 de Abril em Matosinhos, está marcado para as 16h00 do próximo dia 31 de Março, quarta-feira.

Sporting CP: Travante Williams (14), Francisco Amiel, John Fields (4), Jorge Embaló, Shakir Smith (15), Jeremias Manjate, Diogo Ventura (7), João Fernandes (14), Cláudio Fonseca (4), Diogo Araújo, Micah Downs (7) e James Ellisor [C] (15).