Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Entrada avassaladora em 2022

Por Sporting CP
02 Jan, 2022

​Basquetebol bate AA Coimbra com a vitória mais expressiva da época (115-65)

A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal estreou-se em 2022 com um triunfo sobre a AA Coimbra por 115-65, este domingo, na 14.ª jornada da fase regular da Liga.
 
Vindos de uma derrota no Clássico frente ao FC Porto, os Leões apresentaram-se no Pavilhão João Rocha para defrontar o penúltimo classificado da tabela, já com o base Shakir Smith de regresso às opções, mas desta feita sem poder contar com o contributo de Micah Downs.
 
Luís Magalhães apostou num cinco inicial composto por Travante Williams, Mike Fofana, João Fernandes, Shakir Smith e Tanner Omlid, formação que viu os forasteiros arrancarem melhor com um parcial inicial de 0-4. Apesar de o conjunto de Coimbra ter estado quase sempre na frente do marcador ao longo de todo o primeiro quarto, já nos momentos finais o Sporting CP conseguiu aproximar-se e terminou os dez minutos inaugurais com um empate 15-15. 
 
O segundo quarto trouxe nova boa réplica por parte dos visitantes, que voltaram a revelar-se mais assertivos a lançar e aproveitaram alguns turnovers verdes e brancos para colocarem-se novamente em vantagem (17-22). Ainda assim, a resposta Leonina não se fez esperar e Tanner Omlid, com um triplo, devolveu a dianteira ao Sporting CP por 31-30. A partir daí, a vantagem não fugiu mais, com o poste Daniel Relvão (16 pontos) a ser decisivo para o 42-36 ao intervalo. 
 

No reatamento, a vantagem deu maior tranquilidade à turma da casa, que passou a ser mais eficaz na hora de lançar e aumentou a pressão em termos defensivos. Do outro lado, o adversário ressentiu-se e viu a distância no placard aumentar significativamente, com João Fernandes em grande evidência com vários afundanços em grande estilo. À entrada para o último quarto, o Sporting CP vencia por uns confortáveis 35 pontos, traduzidos num 83-48.
 
Na recta final do encontro, pouco ou nada havia para decidir face à larga margem conseguida pelos Leões, que ainda assim não tiraram o pé do acelerador. Diogo Ventura, com 12 pontos, e Travante Williams, o melhor marcador da partida com um total de 23 pontos, foram as grandes figuras dos Campeões Nacionais nos momentos derradeiros, guiando a restante equipa até uma diferença clara de 50 pontos (115-65), a mais dilatada em toda a temporada.
 
Com este resultado, os Leões mantêm-se isolados na liderança da Liga, com 24 pontos, e voltam a entrar em campo já na quarta-feira, dia 5 de Janeiro, no dérbi em casa do SL Benfica. 
 
Sporting CP: Travante Williams (23), Mike Fofana (7), João Fernandes (13), Shakir Smith (12) e Tanner Omlid (11); Diogo Ventura [C] (18), Miguel Maria Cardoso (2), António Monteiro, Daniel Relvão (21), Diogo Araújo (2), Joshua Patton e Daniel Machado (6).