Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FIBA

Primeiro passo está dado rumo à FIBA Europe Cup

Por Sporting CP
28 Set, 2022

Vitória emocionante frente ao BG Gottingen deixa os Leões a um jogo da fase de grupos

Depois de muito equilíbrio, a vitória sorriu, no último suspiro, à turma de Alvalade. A equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal bateu, esta quarta-feira, os alemães do BG Gottingen por 83-84 na meia-final do Torneio A de qualificação para a FIBA Europe Cup, que se está a disputar no Kosovo.

A reviravolta verde e branca só foi conseguida no último quarto, graças a um Marcus LoVett Jr decisivo na segunda parte (25 pontos, três ressaltos e duas assistências), mas seria Travante Williams, desde a linha de lance livre, a dar a vitória ao Sporting CP, pela margem mínima e mesmo em cima da buzina.

Com nervos de aço e muita frieza, os Leões estão na final desta sexta-feira, onde terão de ultrapassar os belgas do Antwerp Giants, os quais já defrontaram (uma vitória e uma derrota) na fase de grupos do ano passado, de forma a voltar a marcar presença nessa fase da prova.

A par e passo no marcador desde o início (9-9), a turma de Alvalade chegou à primeira vantagem no encontro graças a dois lances livres de Travante Williams, antes de Marcus LoVett Jr alargar a diferença para 9-13. No entanto, numa recta final mais acidentada de parte a parte, os alemães aproveitaram melhor os erros adversários e saíram na frente, por 17-16, após os primeiros dez minutos.

A seguir, embalados pelo acerto inicial de DJ Fenner e de Travante, os Leões de Pedro Nuno Monteiro continuaram a disputar a liderança (26-27), mas por pouco tempo, uma vez que o BG Gottingen apresentou-se mais eficaz e disparou até aos sete pontos de vantagem (38-31). Até ao intervalo, Isaiah Armwood e Travante ainda apareceram para reduzir a diferença em cima da buzina (41-37).

Se do lado Leonino a superioridade era clara nos ressaltos (13-22 ao intervalo), a eficácia era dos germânicos (52%-44%), que aproveitaram para fazer 13 pontos a partir dos dez turnovers do Sporting CP. Individualmente, Travante Williams, com 13 pontos na primeira parte, era o mais inconformado do conjunto verde e branco.

A fluidez ofensiva que faltava ao Sporting CP chegou logo no reatamento, materializando a reviravolta. Aos contra-ataques sucessivos juntaram-se, finalmente, os primeiros triplos Leoninos na partida, dois e ambos assinados por LoVett Jr (45-48) – o grande agitador verde e branco no segundo tempo com 20 pontos. Contudo, a meio do terceiro período, Travante somou a sua quarta falta e o bom momento e a liderança voltaram a trocar de mãos (53-51).

Pedia-se continuidade à reacção Leonina, que até rubricou aqui o seu melhor quarto (parcial de 24-26), mas na recta final ‘choveram’ triplos em ambos os cestos e o 65-63 deixou tudo em aberto para os derradeiros dez minutos.

E a abrir foram os Leões a rugir, recuperando a liderança. Suportados por uma defesa sólida, António Monteiro, desde a linha de três pontos, e LoVett Jr, a dar espectáculo no ataque, continuaram a acalentar a esperança Leonina (70-73). Já Mark Smith, do lado do BG Gottingen, era o grande obstáculo, acumulando 20 pontos e nove ressaltos.

Seria um final de nervos, com vários erros, turnovers e poucos cestos, mas, apesar do sofrimento, o Sporting CP saiu por cima mesmo no último suspiro. Um triplo da equipa alemã deixou tudo empatado a oito segundos do fim (83-83), mas Travante, já em cima da buzina, ganhou dois lances livres, converteu um e foi o suficiente para vencer por 83-84.

Foi duro e de cortar a respiração, mas o Leão continua em pé e pronto para continuar a lutar por um lugar na FIBA Europe Cup.

Sporting CP: Travante Williams (18), Ricardo Monteiro (2), Marko Loncovic (3), Diogo Ventura [C] (1), António Monteiro (8), João Fernandes (6), DJ Fenner (6), João Troni, Diogo Araújo, Isaiah Armwood (10), Ivica Radić (5) e Marcus LoVett Jr (25).