Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Exibição dominadora dá quarta vitória consecutiva

Por Sporting CP
20 Jan, 2023

Leões voltaram a bater a AD Ovarense (95-71)

Após a conquista da Taça Hugo dos Santos, a equipa principal de basquetebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu, esta sexta-feira, a AD Ovarense por 95-71 no jogo da 18.ª jornada da fase regular da Liga.

Cinco dias depois de se terem enfrentado na final da Taça Hugo dos Santos, os Leões voltaram a levar a melhor sobre os vareiros, dominando o jogo do início ao fim - apesar de um terceiro período de menor fulgor - para encadear a quarta vitória consecutiva. Decisivo, Travante Williams rubricou uma exibição memorável, totalizando 37 pontos, sete ressaltos e cinco assistências.

Assim, o conjunto orientado por Pedro Nuno Monteiro atingiu os 32 pontos, passando a liderar – à condição – o campeonato, com mais um ponto que o FC Porto, que tem menos dois jogos disputados. Ao mesmo tempo, aumentou-se a distância face à AD Ovarense, quarta classificada, agora com 28 pontos.

Para enfrentar uma das equipas-revelação da Liga, que até começou melhor (0-5), a turma de Alvalade não perdeu tempo e começou a impor o seu jogo, chegando rapidamente ao 12-7. Ao grande acerto de Travante Williams neste quarto - 11 pontos - juntar-se-iam os triplos de António Monteiro e de João Fernandes para que os Leões esbatessem a réplica adversária (16-15), fechando os primeiros dez minutos na frente do marcador por 24-15.

A seguir, Travante e Monteiro continuariam a causar estragos e, de forma explosiva, o jovem André Cruz afundou para aumentar cada vez mais a diferença no resultado (34-17). Nesta fase, a superioridade verde e branca cimentou-se com muita solidez defensiva e mais eficácia ofensiva. Desde a linha de três pontos, Diogo Ventura - 13 pontos ao intervalo - mostrou os seus dotes, acertou dois triplos e perfez um esclarecedor 50-28.

Com brilhantismo no ataque e uma férrea agressividade defensiva, foi uma primeira parte verdadeiramente implacável por parte do Sporting CP, que saiu para o descanso a vencer confortavelmente por 21 pontos (56-35). Individualmente, Travante - em grande destaque - já acumulava 16 pontos.

A margem de manobra Leonina era boa e com o acerto exterior a manter-se nada demovia a turma de Alvalade de continuar a mandar no jogo e no marcador (67-44). Ainda assim, a meio do terceiro período a AD Ovarense partiu para uma forte reacção com sucesso: aumentaram os turnovers do lado do Sporting CP e a diferença entre os dois emblemas ficaria nos 13 pontos à entrada para os últimos dez minutos (68-55).

No entanto, depois de um quarto de menor fulgor verde e branco (parcial de 12-20), a resposta chegaria e rapidamente os Leões reencaminharam o jogo rumo à vitória. De repente apareceram os triplos consecutivos de Travante Williams - quatro! - e António Monteiro para, num abrir e fechar de olhos, colocar um ponto final no ímpeto vareiro e voltar a tranquilizar o Pavilhão João Rocha (83-57).

Não mais esteve em causa o desfecho da partida, o jovem Gil Jardim somou mais alguns minutos e Travante não parou de encestar triplos – acabou com nove e 37 pontos marcados. Sem sobressaltos, o Sporting CP geriu o resto do encontro, terminado com o marcador a assinalar um claro 95-71. Agora, para os Leões segue-se, na próxima jornada, uma visita ao SC Lusitânia.

Sporting CP: Travante Williams (37), Ricardo Monteiro, Gil Jardim, Marko Loncovic (2), Diogo Ventura (16), António Monteiro (9), João Fernandes (9), André Cruz (5), Joshua Patton (4), Isaiah Armwood (5) e Marcus LoVett Jr (8).