Leões perdem dérbi
12 Out, 2025
Desaire frente ao SL Benfica na 2.ª jornada da Liga
A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal perdeu este domingo, frente ao SL Benfica por 66-103, na 2.ª jornada da Liga.
Uma exibição desinspirada dos Leões orientados por Luís Magalhães redundou numa derrota, com as dificuldades em várias áreas do jogo, nomeadamente no indispensável acerto no lançamento, a reflectirem-se no resultado.
Com lançamentos de ângulos mais fechados, além de algumas perdas de bola sem lançamento e de alguns problemas iniciais nos ressaltos, o Sporting CP foi criando dificuldades a si mesmo, além das já colocadas pelo SL Benfica, mais certeiro nos lançamentos e a limitar na defesa o trabalho do base, extremos e poste da equipa verde e branca.
O Sporting CP começou bem, com um primeiro triplo de Stephan Swenson, mas a resposta do SL Benfica foi também em jogada de três pontos (cesto e falta, assinados por Romdhane). Numa fase inicial com equilíbrio e triplos dos dois lados, Francisco Amarante empatou a seis, com um grande lançamento exterior, mas com 4’10 para jogar, o Sporting CP já estava em desvantagem por 10-15, com a equipa Leonina a não se dar bem com a defesa zona das águias e com as ‘penetrações’ para o cesto do SL Benfica, que geravam lançamentos libertos de pressão, depois de os bases atraírem várias vezes as situações de dois contra um.
O SL Benfica ganhou vantagem a 15-25, com a equipa Leonina a fechar o quarto numa jogada de cesto e falta (dois dos três possíveis pontos) concretizados por Diogo Ventura.
17-25 era o resultado no final do primeiro quarto.
O segundo quarto começou com dois triplos do SL Benfica e 17-31 para as águias, números que criaram um impacto que viria a ser decisivo para o resto da partida. O SL Benfica cada vez mais confiante e o Sporting CP até a dar a ideia de ficar um pouco ‘desconfiado’ de si mesmo, a não encontrar os melhores caminhos para o cesto adversário.
De tudo se tentou também a partir do banco, mas a inspiração Leonina não se fez notar, com ataques forçados, tentativas de lançar rapidamente ao cesto para rapidamente também tentar aproximar-se no marcador. Nem uma coisa, nem outra aconteceu e pelo contrário, a equipa visitante foi aumentando as diferenças, com acerto nos lançamentos, tanto nas áreas mais interiores, como especialmente na exterior, nos chamados ‘triplos’. 33-54 era o resultado ao intervalo.
A barreira também psicológica de uma desvantagem na casa das duas dezenas também teve um efeito nefasto na equipa Leonina, normal face às incidências e porque este domingo as coisas não correram de feição à equipa Leonina, apesar dos esforços.
Um triplo de Malik Morgan colocou o marcador em 38-58 e pese o facto de o Sporting CP nunca renunciar à luta por fazer o melhor possível, o SL Benfica ia mantendo a até aumentando as diferenças. Swenson nos lançamentos exteriores e Miguel Correia levaram ainda momentos de boa energia ao jogo Leonino, mas não era o dia do Sporting CP, que perdia por 47-72 no fim do terceiro quarto.
O quarto quarto confirmou que o resultado não ia ser favorável ao Sporting CP, o qual terminou o jogo com 66 pontos, tendo sofrido 103 pontos. Na próxima jornada, o Sporting CP desloca-se a casa do FC Porto, mas antes, na quarta-feira estreia-se na FIB Europa Cup, no Pavilhão João Rocha diante da equipa italiana do Dinamo Basket Sassari.
Sporting CP: Brandon Johns (2), Francisco Amarante (8), João Fernandes (4), Malik Morgan (6), Stephan Swenson (12), Uwais Razaque, Malik Bowman (13), Maleeck Hayes (4), Miguel Correia (7), Rui Palhares (1), Claude Robinson (3), Diogo Ventura [C] (6)