A retoma das vitórias na Liga
20 Dez, 2025
Triunfo Leonino (89-67), repõe trilho vitorioso após deslocação na jornada anterior a casa do CP Esgueira
A equipa masculina de basquetebol do Sporting CP venceu este sábado o SC Vasco da Gama por 89-67, em partida da 8.ª jornada da Liga. Os Leões orientados por Luís Magalhães retomaram o caminho vitorioso na Liga, do qual tinham saído na ronda anterior, em casa do CP Esgueira.
Este sábado, a formação verde e branca impôs-se ao SC Vasco da Gama e somou assim a sexta vitória em oito jornadas na prova.
O Sporting CP entrou a marcar. 3-0, com um triplo de Amarante com 15 segundos jogados, mas a resposta de Lashon Lindsey com um triplo empatou os primeiros segundos do jogo.
Um ‘alley-oop’ com Brandon Johns a concretizar, fase em que o poste começa a dominar perto do cesto, era uma primeira boa amostra do que indicava ser a superioridade Leonina.
Depois de um triplo de Claude Robinson, que fez oito pontos consecutivos, com dois triplos nessa fase e 18-5 a anteceder um desconto de tempo pedido pela equipa visitante, o Sporting CP marcava clara a posição no jogo.
26-16 era o resultado no final do 1.º quarto a favor do Sporting CP.
O segundo quarto começou com ‘mão quente’ das duas equipas e a um primeiro triplo da equipa visitante, por Akoi Huot, respondeu o Sporting CP, da mesma forma, por Diogo Ventura.
A equipa visitante, mais intensa a defender, fez quatro pontos consecutivos e reduziu para 29-25, o que levou a um desconto de tempo pedido pelo Sporting CP, com 8’21 para o intervalo.
Regressados do desconto de tempo, o capitão Diogo Ventura converteu dois triplos consecutivos e a vantagem Leonina depressa passou para dois dígitos (35-25).
A dominar no jogo interior e nos tiros de média distância, o Sporting CP vencia por 42-25 com 4’45 para o final dos segundos dez minutos,
Dois lances livres convertidos por Maleeck Harden-Hayes alargaram a diferença Leonina para 20 pontos de vantagem (46-26), com 3’55 para jogar, o que motivou um desconto de tempo pedido pela equipa do SC Vasco da Gama orientada por Nuno Freitas.
50-33 para o Sporting CP era o resultado ao intervalo.
No terceiro quarto, o Sporting CP abriu com quatro pontos seguidos e o SC Vasco da Gama ‘deu troco’ com resposta igual.
Mas o jogo andava geralmente numa diferença próxima dos 20 pontos, quando não a atingia, com Brandon Jonns a imperar no jogo interior e Francisco Amarante a somar pontos nos triplos.
64-44, com 2’46 para jogar no terceiro quarto e a seguir um sensacional aley-hoop convertido por Brandon Jonns, após assistência de Diogo Ventura (os dois jogadores em maior evidência no jogo deste sábado), lançavam o Sporting CP para uma vantagem que já tornava quase uma certeza o triunfo do Sporting CP, ideia ainda mais clara com mais um bom triplo de Diogo Ventura e um grande ‘afundanço’ de Claude Robinson.
71-52 era a vantagem Leonina à entrada para os últimos dez minutos.
No último quarto, o Sporting CP controlou, sem forçar demasiado – natural gestão física depois de jogo intenso a meio da semana para a FIBA Europe Cup -, mas ainda houve tempo para um excelente triplo de Claude Robinson, para alguns lançamentos abertos, bem criados e que pediam mais eficácia e para uma boa recta final de jogo de João Fernandes, perto do cesto adversário.
Triunfo final do Sporting CP por 89-67, na jornada oito da Liga, em exibição com bons momentos do conjunto de Luís Magalhães.
Sporting CP: Brandon Johns (22), Uwais Razaque, Maleeck Harden-Hayes (2), Miguel Correia (2), Rui Palhares (2), Francisco Amarante (10), Claude Robinson (18) Diogo Ventura [C] (13, João Fernandes (8), Malik Morgan (7), Stephan Swenson (5)