O benjamim que passou de júnior a profissional
04 Fev, 2016
Perfil de Rafael Lourenço, corredor mais jovem do Sporting CP/Tavira
Consegue imaginar um salto de um jogador de futebol do Sporting dos juniores para os seniores? Aquele elevador de glória apenas para os eleitos que não tem qualquer paragem em pisos intermédios? Multiplique as dificuldades e assim entrará na dimensão do ciclismo. No entanto, e como prova Rafael Lourenço, existe uma linha que separa o complicado do impossível e o jovem de 18 anos é exemplo paradigmático disso mesmo, transitando da formação do Clube de Ciclismo de Tavira para o Sporting CP/Tavira. Por isso, não admira que, em menos de oito minutos de conversa, utilize tantas vezes uma palavra: orgulho.
“Se já é bom ser profissional aos 18 anos, estar num Clube destes ainda mais. Tendo em conta esse passo, que é muito grande, os meus objectivos passam por ajudar a equipa sem estar muito preocupado com aquilo que consigo atingir em termos individuais – se alcançar essas metas já é uma grande conquista. De resto, sei que vou melhorar a forma de estar em corrida e a maneira de ver o ciclismo, que é completamente diferente”, refere o ‘caçula’ da equipa ‘leonina’, completando: “Há sempre um bocadinho de pressão colocada por mim próprio, porque quero ajudar os grandes nomes que temos connosco a alcançar os objectivos, mas sinto-me sobretudo orgulhoso por estar cá. O Sporting está associado ao Joaquim Agostinho, um dos nomes mais importantes do ciclismo mundial, e... é um orgulho!”.
Descrevendo-se como um corredor completo – “Nunca fui um trepador nem um sprinter, daí destacar-me mais a nível técnico e treinando para ser cada vez melhor” –, Rafael Lourenço destaca também a importância que a nova equipa terá para a própria modalidade. “É importante em todos aspectos. Financeiro, porque o ciclismo não estava fácil e isto ajuda as equipas a continuarem na estrada, e competitivo, porque a entrada de Clubes como o Sporting é benéfico para a modalidade. Vamos ter uma equipa consistente e, principalmente, completa para tentar alcançar as vitórias”.