Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

"Fez-se história outra vez"

Por Jornal Sporting
04 Ago, 2017

Vidal Fitas realçou o regresso de uma liderança colectiva do Sporting-Tavira na Volta a Portugal, garantindo que o prólogo foi, a todos os níveis, excelente para os verdes e brancos

O começo da 79.ª edição da Volta a Portugal assemelhou-se a um dia praticamente perfeito. Um pódio, uma liderança colectiva que há mais de três décadas não acontecia e avanço de Marque sobre todos os competidores. Em entrevista ao Jornal Sporting, Vidal Fitas expressava a sua satisfação enquanto director-desportivo: "Foi um dia bastante positivo. Ganhámos tempo aos adversários mais directos, o que é bom. Colectivamente, liderarmos também é bom. Não sei há quantos anos o Sporting não liderava a Volta a Portugal. Há mais de 30, certamente. Fez-se história outra vez. No ano passado ganhámos uma etapa, depois de vários anos sem ganhar [30 para ser preciso], agora conseguimos estar na frente da classificação colectiva.

A última vitória por equipas aconteceu em 1985. No ano seguinte, Chagas daria a última amarela na geral individual, mas sem a vitória na colectiva. O director-desportivo do Sporting-Tavira garante que os projectos de ciclismo demoram o seu tempo e, no segundo ano de projecto, a equipa demonstra estar num patamar acima ao do de regresso: "Estes resultados fazem parte da evolução do projecto. A equipa ainda não está no expoente máximo do que pode fazer. Por muita experiência que tenhas, quando começas de novo, não é a mesma coisa. Principalmente, quando competes com a W52-FC Porto que absorveu uma estrutura montada [OFM Quinta da Lixa] com uma onda de vitórias. O nosso objectivo é ganhar, assumirmo-nos como uma equipa vencedora. E começar desta maneira é bom devido a todas as contrariedades que tivemos neste último mês [especial destaque para a ausência de Joni Brandão]. A ver se elas terminam ou que sejam em menor número", diz, entre sorrisos.

Jesus Ezquerra foi sexto na etapa e, a 10 segundos da liderança, pode ambicionar triunfar em Setúbal e resgatar a amarela. Vidal Fitas não nega a possibilidade, todavia opta pela cautela e pelo elogio ao líder francês Damien Gaudin: "É possível o Ezquerra lutar pela amarela, mas temos um adversário que é forte, um dos melhores corredores franceses neste tipo de especialidade. Se tivermos oportunidade de chegar à amarela, vamos tentar, agora, sinceramente, acho que o Gaudin tem capacidade para manter a liderança. Está habituado a defrontar os melhores do ciclismo mundial no contra-relógio e em etapas complicadas como a chegada de amanhã.  Ainda assim, se tivermos oportunidade, não a desaproveitaremos", conclui, antevendo a ligação de 203 km entre Vila Franca de Xira e Setúbal, depois de dura passagem pela Serra da Arrábida.