Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Anulada fuga de Vinhas e sprint para Alaphilippe

Por Jornal Sporting
07 Ago, 2017

Sporting-Tavira liderou durante metade da corrida e impediu estragos para a geral individual, mantendo segundo e quarto na luta pela amarela

A terceira etapa implicava saber gerir a montanha inicial para uma chegada confortável a Bragança. Desde Figueira de Castelo de Rodrigo, o Sporting-Tavira foi chamado ao trabalho para anular uma fuga precoce de 16 ciclistas, que tinha entre eles Rui Vinhas, ciclista da W52-FC Porto vencedor da Volta 2016, e Domingos Gonçalves da RP Boavista, terceiro na geral, a 15 segundos de Alarcón.

Tanto em Foz Côa como em Moncorvo, as inclinações de terceira categoria, Valter Pereira, Mario Gonzalez e Luís Fernandes puxavam Marque, Nocentini e Frederico Figueiredo subida acima, não permitindo que a distância ultrapassasse o minuto e meio. Na descida era Fábio Silvestre a assumir as despesas de perseguição. A fuga sofreu várias mexidas, João Matias (LA) foi desencantar mais pontos para a montanha, em que agora é líder, mas nada que ameaçasse os leões. No fim da segunda categoria, após 9.000 metros de ascensão, não havia espaço para veleidades aos adversários e Vinhas via frustrada uma tentativa que em 2016 lhe valeu o triunfo da amarela.

Nova fuga se sucedeu, mas aí os comboios dos sprinters colocaram mãos à obra. A W52-FC Porto perseguiu para reduzir danos para Alarcón e para uma eventual discussão para Samuel Caldeira, tal como a Efapel para Daniel Mestre. Ainda assim, foi a equipa do primeiro líder da prova a levar o triunfo. Depois de rotundas apertadas e muitas inclinações, tanto a subir como a descer, na cidade de Bragança, foi Bryan Alaphilippe a vencer para a Armée de Terre ao fim dos 162,7 km de prova.

Krists Neilands (Israel Cycling Team) terminou em segundo com o mesmo tempo do vencedor (4:06.08 horas), superando o melhor luso, Daniel Mestre. Mateos (Louletano-Hospital de Loulé) foi quarto, mas já não somou bonificações. Todos os restantes candidatos à amarela chegaram integrados no pelotão, não se registando diferenças na geral. Ezquerra foi o melhor do Sporting-Tavira no 13.º, Nocentini foi 16.º, Marque 20.º e Frederico Figueiredo 25.º.

Antes do primeiro final em alto e logo de primeira categoria, na mítica Senhora da Graça, depois de 152,7 km entre Macedo de Cavaleiros e Mondim de Basto, Marque continua no segundo lugar, a seis segundos de Raúl Alarcón (W52-FC Porto), enquanto Nocentini segue em quarto, a 16'. Depois da queda de domingo, Edgar Pinto desistiu por lesão, estando a LA Alumínios sem o seu líder principal para o resto da corrida.

Classificação geral individual

1.º Raúl Alarcón, W52-FC Porto, 10:40.45 horas

2.º Alejandro Marque, Sporting-Tavira, a 6 segundos

3.º Domingos Gonçalves, RP Boavista, a 15'

4.º Rinaldo Nocentini, Sporting-Tavira, a 16'

5.º Gustavo Veloso, W52-FC Porto, a 17'

6.º Sérgio Paulinho, Efapel, a 20'

7.º Amaro Antunes, W52-FC Porto, a 22'

8.º Rui Sousa, RP Boavista, a 25'

9.º García de Mateos, Louletano-Hospital de Loulé, a 29'

10.º Davide Rebellin, Kuwait Cartucho ES, a 32'

12.º Jesus Ezquerra, Sporting-Tavira, a 45'

Classificação colectiva

1.º W52-FC Porto, 32:03.04 horas

2.º Sporting-Tavira, a 18 segundos

3.º RP Boavista, a 45 segundos

(classificação em actualização)