Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

“Para mim, sempre foi fácil trabalhar com fasquias elevadas”

Por Jornal Sporting
06 Set, 2018

Nuno Dias já guardou um lugar especial no Museu Sporting. A primeira entrevista de 2018/19 – em exclusivo ao Jornal Sporting e à Sporting TV – realizou-se ao lado dos 17 troféus que o treinador de futsal juntou ao palmarés leonino, servindo de inspiração

JORNAL SPORTING – Se vencer a Supertaça, o futsal verde e branco chegará aos 36 títulos, 18 deles com Nuno Dias. Considera-se um exemplo de sucesso e longevidade neste Clube? 
NUNO DIAS – Atendendo aos troféus e às conquistas que temos alcançado, talvez sim. Mas, acima de tudo, há que realçar que conseguimos manter esta longevidade por tudo aquilo que trabalhamos diariamente. Quando há uma interacção deste género entre as duas partes há sempre motivos para continuarmos a querer conquistar cada vez mais títulos. 

Na fase de preparação, o Sporting venceu cinco troféus nos cinco torneios que disputou. Pela história desta pré-época, podemos esperar mais uma temporada histórica? 
Foram vários momentos difíceis, todos contra adversários da Liga SportZone ou de topo mundial, como são o Magnus Futsal, o Inter ou o Palma. Estes jogos de preparação servem para ver o que estamos a fazer, para ver a maneira como os novos atletas se estão a integrar, para ver como os atletas que já cá estavam vão ajudando na adaptação dos novos às nossas ideias. Parece-me que esses objectivos foram todos alcançados, não só por conquistarmos troféus, mas pela qualidade de jogo que conseguimos evidenciar. Percebemos que estamos no caminho certo em termos de modelo de jogo. Correu da melhor maneira possível e estamos preparados para aquilo que vem aí. 

Entraram cinco caras novas no plantel do Sporting. A renovação era necessária? 
Por acharmos que era necessária é que a fizemos. Mas sempre que saem atletas que eram muito especiais para todos nós, tanto pelas conquistas como pelo que representavam em termos profissionais… deixam-nos saudades. Eram jogadores com muitos anos de Sporting, que me merecem todo o respeito e admiração. Apesar de o BI não contar para ganhar ou perder jogos, havia a necessidade de mexer, até para garantir o futuro nas próximas épocas. Baixando o nível etário do plantel, que era importante para manter estes registos, fizemos o que achámos essencial para o Sporting continuar neste caminho. 

Qual o reforço que está a ter a integração mais demorada? O Erick Mendonça está a surpreendê-lo?
Vou começar pelo Erick Mendonça, que não me está a surpreender nada. É um jogador da nossa formação, que esteve emprestado ao Fundão, e tivemos a possibilidade de acompanhá-lo mais facilmente e perceber até que ponto estaria apto a regressar à base. Por tudo aquilo que fez, tanto na Quinta dos Lombos como no Fundão, parece-me que era um jogador preparado para chegar ao Sporting CP e poder dar o contributo dele. Aquilo que analisámos do Erick na época passada está a verificar-se. É um jogador que admiro bastante, por isso é que está cá. Vai certamente chegar longe. Na minha opinião, vai ser o futuro fixo da selecção portuguesa. Não tenho dúvidas nenhumas disso e o futuro vai dar-me razão, certamente. O Léo já esteve no Sporting e tem apenas de relembrar o que é a nossa ideia e o nosso modelo. Jogava na Europa também, o que é uma vantagem. Está habituado a disputar jogos competitivos e não vai ter qualquer dificuldade, ao contrário do que aconteceu quando cá esteve no primeiro ano. Pela posição específica que ocupa e pela forma como joga, o Guitta não deverá ter dificuldades. O Alex já esteve em Espanha, numa liga bastante competitiva, e parece-me que também não terá dificuldades. Sobra-nos o Rocha, um pivô de referência, que vem ocupar a posição do Fortino. Não nos podemos esquecer de tudo aquilo que fez no Sporting, não só pelo que jogava, mas pelo profissionalismo que sempre demonstrou. Deixa-nos enormes saudades. Agora temos um miúdo com 23 anos, que poderá ser o melhor pivô do mundo no futuro. Veio para o Clube certo e, se continuar a trabalhar como tem feito nestas quatro semanas, parece-me que vai atingir esse nível. Não quero dizer que está a ter mais dificuldades. Está a ter as dificuldades normais de vir para uma liga diferente e para um modelo diferente. Pela evolução que teve nestas quatro semanas, vai lá chegar muito rapidamente. 

Sente que este ano o plantel é mais forte e equilibrado do que o do ano passado? 
Façam-me essa pergunta em Junho e eu vou responder com toda a certeza. Neste momento, também respondo com toda a certeza que não poderá ser. Por tudo o que era o entrosamento e o conhecimento mútuo que os atletas tinham uns dos outros, pela forma como estavam rotinados dentro de um modelo, obviamente este plantel não está ao nível do que era o plantel da época passada. Estamos apenas com quatro semanas de trabalho. Espero que, quando chegarmos aos momentos de decisão, estejamos num bom patamar de entrosamento. 

“Vencer o tricampeonato no Pavilhão João Rocha é algo que vai ficar sempre gravado nas minhas memórias”

Na época passada, o Sporting fez a melhor fase regular de sempre do futsal português. É possível superar esse registo? 
É muito difícil, mas é possível. O Sporting já leva um registo de jogos sem perder para a fase regular desde Outubro de 2015. São 72 jogos, quase três anos sem conhecer a derrota. Vamos tentar prolongá-los, mas por isso é que são recordes. Cada vez são mais difíceis de atingir. Esses números norteiam-nos. Não nos dão títulos, mas se os conseguirmos é sinal de que estamos mais perto das boas exibições, dos bons resultados e das conquistas. 

A final com o Benfica foi decidida apenas nos penáltis. Isso pode significar que foi um ano de maior equilíbrio? 
Já no ano em que o Sporting perdeu o título a final foi em penáltis. Também foi equilibrado. Este ano mais ainda, porque houve dois jogos decididos em penáltis. O equilíbrio foi notório. Estamos a falar do playoff, porque na fase regular não se verificou. Aquilo que perspectivo é que esse equilíbrio vai manter-se. Pelas análises que já fizemos, por aquilo que já observámos dos nossos adversários, parece-me que vão estar melhor. 

Que dimensão teve o Pavilhão João Rocha e o apoio dos adeptos naqueles momentos de tensão na final? 
Fora ou em casa, o Sporting é sempre muito apoiado por todos os adeptos. Desde que cá estou, já jogámos no Multiusos de Odivelas, no Pavilhão Paz e Amizade, em Mafra, no Entroncamento, em Almada, no Casal Vistoso, na Quinta dos Lombos, em Porto Salvo... Sempre conseguimos bons resultados nestas casas emprestadas e é justo agradecer a todos estes clubes e às autarquias que tornaram isso possível. Felizmente chegámos à nossa verdadeira casa. É claramente um upgrade de qualidade, e isto não é só para o futsal, é para todas as modalidades. No primeiro ano de existência, conseguir algo inédito no desporto nacional e no ano em que inauguramos o nosso pavilhão é gratificante. O apoio que sentimos ali é indescritível. Vencer o tricampeonato no Pavilhão João Rocha é algo que vai ficar sempre gravado nas minhas memórias. 

A fasquia no que diz respeito aos resultados está muito elevada. É mais fácil ou mais difícil trabalhar assim?
Para mim, sempre foi fácil trabalhar com fasquias elevadas. Quando os objectivos são difíceis, e quando a pressão de ganhar existe, a mim não me preocupa nada. Até prefiro assim. Mau é quando a equipa não tem qualidade. A pressão de ganhar é boa e obriga-nos a trabalhar sempre nos limites, independentemente de quem é o adversário, independentemente de ser em treino ou em jogo, independentemente de o resultado estar decidido. É esse tipo de objectivos que perseguimos. Quero continuar a ter essa pressão por esse futuro fora. 

Venceu pela terceira vez consecutiva o prémio de melhor treinador da Liga SportZone. Considera-se o melhor treinador de futsal em Portugal?
Os resultados têm ajudado. Se o Sporting não vencesse, não seria considerado o melhor treinador. Felizmente estou bem rodeado e isso ajuda-me a conseguir bons resultados. O facto de ter um grupo de jogadores extraordinário, o facto de estar num grande Clube, o facto de ter uma equipa técnica de excelência ajuda-me a ter estes reconhecimentos, que não considero meus. São de todo um grupo. Todos eles têm uma quota-parte de responsabilidade nestes títulos. 

No ano passado, o Sporting foi a segunda melhor equipa da Europa. Este ano pode ser a melhor? 
Pode. Se não estivéssemos a disputar esse troféu é que não podíamos. Estando lá, acreditamos que podemos chegar ao título. Conhecemos as nossas limitações, conhecemos a valia dos adversários e sabemos que cada vez será mais difícil. Um passo de cada vez. Primeiro teremos a Main Round e é muito importante ficarmos no primeiro lugar, para sermos cabeças-de-série na fase seguinte. 

Qual foi o momento mais difícil que viveu de leão ao peito?
Há muitos que me tiram o sono, pela forma como trabalhamos e queremos analisar os adversários. Todas as nossas derrotas são momentos difíceis para mim, mas felizmente não tem havido muitas. Também me recordo do jogo três da final do ano passado, em que fui expulso e não pude dar o meu contributo. E obviamente a final em Almaty. Foi extremamente difícil, não só por termos sido derrotados, mas acima de tudo pelos números. Por tudo o que fizemos, não merecíamos ter saído daquela final com uma derrota tão pesada. Estamos perto dos 300 jogos oficiais e foi a única vez em que não marcámos um golo. Temos de saber conviver com a derrota e reconhecer quando o adversário é melhor, mas os números tão expressivos deixaram-nos tristes. 

E o melhor momento? 
Todas as conquistas são muito especiais. A primeira de todas, a Taça de Portugal, em Guimarães, foi extremamente importante. Apesar de não ser traduzido em conquistas, apenas em medalhas, também foram momentos extraordinários quando ultrapassámos adversários difíceis, como foi o caso do Inter ou o Dínamo de Moscovo na Ronda de Elite. E, claro, não nos podemos esquecer deste último. É o primeiro no Pavilhão João Rocha e é o primeiro tricampeonato. 

Imaginemos que chega ao final da época como tetracampeão e como campeão europeu. O que fica a faltar? 
O penta. Se conseguirmos ser tetracampeões, fica a faltar ser pentacampeão. Se conseguirmos ganhar a UEFA, fica a faltar ser bicampeão europeu. Quem me conhece sabe que não chega aquilo que vamos alcançando, por muito bom que seja.