Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Nuno Dias: "Sinto-me muito feliz"

Por Sporting CP
31 Mar, 2019

Declarações do treinador Leonino após a conquista da Taça de Portugal

O Sporting Clube de Portugal conquistou a Taça de Portugal de futsal e Nuno Dias, treinador da equipa de Alvalade, revelou o sentimento de conquistar mais um troféu ao serviço do Clube.

"Sinto-me muito feliz por continuar a contribuir, dentro de um grupo que tem uma enorme qualidade, para enriquecer aquilo que é o nosso Museu. Sinto-me muito contente por alcançar mais um objectivo, pelo desempenho dos meus jogadores, por toda a estrutura. Três jogos de um nível extraordinário em termos competitivos, de emoção, de adrenalina. No fim, o sentimento que me ocupa neste momento é de grande alegria por mais uma conquista", começou por dizer o técnico aos jornalistas na conferência de imprensa.

Para Nuno Dias, o dérbi a que se assistiu este domingo em Gondomar foi "um hino ao futsal". "É uma aula para todos os que são ou querem ser treinadores. Foi um jogo melhor do que o que se vê por essa Europa fora. O jogo teve alterações tácticas ao mais alto nível, sistemas com pivô fixo, pivô móvel, mais dinâmico e menos dinâmico, jogando com guarda-redes volante e de apoio, bolas paradas estratégicas a resultar em golo, outras em perigo. O jogo de hoje teve tudo e quem gosta desta modalidade tem um exemplo do que é um jogo com todos os ingredientes. Foi das melhores arbitragens que eu já vi no futsal. Um grande jogo com três grandes equipas e o desporto e o futsal saem valorizados", afirmou.

Questionado sobre a opção de deixar André Sousa de fora para incluir Gonçalo Portugal na ficha de jogo, Nuno Dias elogiou as prestações do primeiro nos quartos-de-final e nas meias-finais e destacou a qualidade do segundo para defender penáltis. "Nós, treinadores, passamos o tempo todo a tomar opções e a decidir. Eu tenho 16 atletas e só posso utilizar 12. Tenho de perceber o que o jogo pode pedir. Às vezes acertamos, outras não, mas eu achei que o jogo ia pedir o que aconteceu. Um jogo muito equilibrado que podia ir para as grandes penalidades. Aí, sabemos que o Gonçalo [Portugal], dos três, é o melhor. Em relação ao André [Sousa], dois jogos extraordinários. Lançou-nos para as meias-finais com um jogo brilhante contra o Belenenses e esteve a um bom nível contra a Burinhosa, mas hoje achávamos que o jogo ia pedir muito mais Guitta, que sobre muito, dá apoio com os pés e na baliza tem uma presença extraordinária. O André [Sousa] é um profissional extraordinário e entende", referiu.

Conquistando a quarta Taça de Portugal do palmarés individual e a sétima do Sporting CP, que se tornou o segundo emblema a vencer a prova de forma consecutiva, Nuno Dias não escondeu o orgulho de representar o Clube de Alvalade e de ajudar ao crescimento do Museu Sporting. "Temos alcançado números extraordinários nestes últimos anos e este é mais um recorde daqueles que gostamos de falar. Juntamente com a Fundação [Jorge Antunes] conseguimos ganhar duas Taças consecutivas. Todos os troféus são importantes para o Sporting CP. Quem está num Clube como este tem de perseguir todos os troféus. (...) Sinto-me muito contente por ter o privilégio de liderar grupos com muita qualidade. Ao longo destes anos em que vencemos quatro Taças de Portugal tivemos grupos muito distintos. Apenas João Matos e Pedro Cary estiveram nas quatro. Todos os grupos são diferentes e a felicidade que tenho é a de ter a sorte de ser o treinador de grupos diferentes mas com uma característica comum: para além da qualidade no futsal, são todos eles grupos com uma ambição de vitória e com uma vontade de títulos com um respeito enorme pela instituição Sporting CP. Eu, como o João Matos, o Pedro Cary, o Paulo Luís e o Raúl Oliveira, temos isso em comum: a capacidade, a qualidade e a ambição de querer sempre conquistar mais", contou, elogiando ainda os adeptos Sportinguistas que encheram as bancadas que lhes foram destinadas no Pavilhão Multiusos de Gondomar.

"Se, ontem, estava triste com a presença dos adeptos do Sporting CP e achava que era injusto para a minha equipa, hoje, como sou uma pessoa com valores de gratidão, sinto-me grato pela presença e pelo apoio deles. Quero que eles saibam que são muito importantes nas nossas conquistas, na superação das dificuldades quando as coisas estão adversas para nós", disse Nuno Dias.

Por fim, o técnico tricampeão nacional admitiu que qualquer uma das equipas seria uma justa vencedora. "Qualquer uma das equipas merecia ganhar. Seria hipócrita da minha parte dizer que o Sporting CP foi muito melhor e mereceu inteiramente vencer esta competição. Se o SL Benfica tivesse ganho, seria bem entregue. Está num bom momento, a jogar muito bem. Criou-nos imensas dificuldades. Tivemos em desvantagem e só um grande Sporting CP, contra uma grande equipa como o SL Benfica, conseguiria dar a volta a uma situação destas. É justo, mas se o SL Benfica tivesse vencido nas grandes penalidades também seria justo", concluiu.